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http://ri.ufmt.br/handle/1/3145
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ciclos de formação : desafios, limites e possibilidades na superação do fracasso escolar |
Autor(es): | Farias, Flávia Bento |
Orientador(a): | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Membro da Banca: | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Membro da Banca: | Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da |
Membro da Banca: | Barros, Carlos Cesar |
Resumo : | Esta pesquisa buscou compreender de que maneira a política educacional e escolar dos ciclos de formação, conforme foi teorizada e construída, está se efetivando na prática, de modo a investigar seus desafios, seus limites e suas possibilidades, e como ela contribui para a superação do fracasso escolar na escola pública de Rondonópolis/MT. De forma mais específica, a pesquisa pretendeu conhecer a política educacional de ciclos por meio de observações e entrevistas com professores e objetivou refletir sobre ela. A partir disso, buscou analisar a eficácia dos instrumentos e dos recursos disponibilizados nas legislações vigentes para o acompanhamento pedagógico e a sua aplicabilidade no dia a dia da escola. E, por fim, almejou refletir, à luz da teoria crítica, as implicações dos ciclos de formação na superação do fracasso escolar e as possibilidades de uma educação contra a barbárie. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de estratégia qualitativa, que utilizou a entrevista semidirigida como instrumento de coleta de dados. Este estudo foi realizado na escola Municipal José Antônio da Silva em Rondonópolis/MT. Os dados coletados foram analisados tendo como referência a teoria crítica de Theodor W. Adorno. Os estudos sobre o fracasso escolar e sobre os ciclos de formação estão amparados nas obras de autores da Educação e da Psicologia Escolar. Quanto aos resultados obtidos, percebem-se várias contradições na compreensão em torno da política de ciclos, bem como sua finalidade e foi possível entender sua potencialidade na construção de uma escola pública democrática disposta a enfrentar o fracasso escolar apesar de suas limitações. Ficou evidente que muitos ainda são os obstáculos para o seu sucesso e eles se situam para além dos muros da escola. Espera-se, a partir dos elementos analisados, que esta pesquisa contribua para a reflexão a respeito da política educacional adotada no município de Rondonópolis. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research seeks to comprehend how the educational policy composed of formation cycles (as theorized and developed) is getting implemented in practice by investigating its challenges, limits and possibilities and also its contribution to the efforts undertaken in regards to improving Public School performance in the city of Rondonópolis/MT. Moreover, the research seeks to comprehend the formation cycles educational policy via observation, interviews with teachers and reflections on the subject. With that in mind, the research also seeks to evaluate the effectiveness of the legally available resources and instruments aimed at pedagogical accompaniment and their aplicability on a given school's routine. Lastly, it also seeks to reflect, according to critical theory, the implications of formation cycles in overcoming school failure coupled with the possibility of an education against barbarism. In regards to method, it's a research of qualitative strategy that uses semi-rigid interviews as a tool for collecting data. This study was developed in José Antônio da Silva's City School, located in Rondonópolis/MT. The collected data was analized in accordance to Theodor W. Adorno's critical theory. The studies about school failure and formation cycles are based around the works on Education and School Psychology. As for the results gathered, it's possible to perceive several contradictions around the cycles policy and it was possible to understand its potentiality to face off against school failure, even if most of its challenges lies beyond school walls. We hope, based off the elements analyzed, that this research contributes to a reflection about educational policies in the city of Rondonópolis/MT. |
Palavra-chave: | Educação Resistência Fracasso escolar Ciclos de formação Teoria crítica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Resistence School failure Formation cycles Critical theory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | FARIAS, Flávia Bento. Ciclos de formação: desafios, limites e possibilidades na superação do fracasso escolar. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3145 |
Data defesa documento: | 22-May-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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