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Tipo documento: Dissertação
Título: Crianças e mídias digitais : cultura e conhecimento
Autor(es): Gomes, Gracielly Soares
Orientador(a): Moreira, Benedito Dielcio
Membro da Banca: Moreira, Benedito Dielcio
Membro da Banca: Mattos, Aclyse de
Membro da Banca: Jesus, Naine Terena de
Resumo : As mídias digitais compõem várias dimensões da vida contemporânea e integra a cultura lúdica construída pelas crianças dessa geração caracterizada pela simultaneidade de ações midiáticas na realização de suas atividades escolares e não escolares. A educação tem nessa relação um desafio ao considerar essas práticas midiáticas opostas aos objetivos e métodos de ensino escolares. Propõe-se a identificar e compreender como as práticas e modos de uso das mídias digitais entre os alunos do 6o ano e 7o ano do Ensino Fundamental configuram-se como interativos e criativos no sentido de valorização do aprendizado escolar e do conhecimento. Por meio de uma discussão teórica e com o uso de metodologia qualitativa, procedeu-se em duas escolas, uma pública e outra privada, localizadas em Cuiabá, Mato Grosso, observação em sala de aula, entrevistas com professores e coordenadores, aplicação de questionários semiestruturados e formação de Grupos de Discussões com os alunos. O estudo buscou conhecer as preferências dos alunos quanto à criatividade, ludicidade e ao uso das mídias digitais no espaço escolar e em momentos de socialização fora da escola; bem como posicionamentos dos professores nesse aspecto. Foram identificadas as práticas desses alunos no uso das mídias digitais, a dinâmica vivenciada em sala de aula, na presença e na ausência das mídias digitais, e as justificativas de alunos e professores quanto ao uso dessas ferramentas no ambiente escolar. Conclui-se que as mídias digitais ainda são reguladas no espaço escolar, e o uso é feito como recurso auxiliar ao processo de ensino, com o objetivo de tornar as aulas menos maçantes.
Resumo em lingua estrangeira: Digital media compose several dimensions of contemporary life and integrates the play culture built by the children of this generation characterized by the simultaneity of media actions in the performance of their school and non-school activities. Education has a challenge in this relationship when considering these media practices that are opposed to school teaching objectives and methods. It is proposed to identify and understand how the practices and modes of digital media use among students in the 6th and 7th year of primary education are interactive and creative in the sense of valuing school learning and knowledge. Through a theoretical discussion and the use of qualitative methodology, two public and one private schools were located in Cuiabá, Mato Grosso, classroom observation, interviews with teachers and coordinators, and the application of semi-structured questionnaires and formation of Discussion Groups with students. The study sought to know the students' preferences for creativity, playfulness and the use of digital media in the school space and in moments of socialization outside of school; as well as teachers' positions in this regard. They were identified the practices of these students in the use of digital media, the dynamics experienced in the classroom, the presence and absence of digital media, and the justifications of students and teachers regarding the use of these tools in the school environment. It is concluded that digital media are still regulated in the school space, and the use is made as an aid to the teaching process, in order to make classes less dull.
Palavra-chave: Mídias digitais
Cultura lúdica
Criatividade
Infância
Educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Digital media
Ludic culture
Creativity
Childhood
Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: GOMES, Gracielly Soares. Crianças e mídias digitais: cultura e conhecimento. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3153
Data defesa documento: 27-Feb-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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