Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFares, Munir Kassen-
dc.date.accessioned2022-03-04T17:29:32Z-
dc.date.available2018-02-25-
dc.date.available2022-03-04T17:29:32Z-
dc.date.issued2018-01-23-
dc.identifier.citationFARES, Munir Kassen. Utilização dos espaços alternativos de aprendizagens na escola: possibilidades para a iniciação científica como estratégia para o ensino de biologia. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3210-
dc.description.abstractClassrooms are the most well-known spaces for learning to take place. However, there are other places called alternative spaces, in which learning may also occur. Thus, we must consider that the educational process takes place within the most diversified environments. In this process, the need arises to create parallel to the school, other means and educational environments, not only alternative, but functionally complementary to it. Thinking about students' learning, using alternative spaces, where these spaces favor a better environmentlearning relationship, it was from these looks that my motivation arose to carry out this work, and with it, open the way for a The aim of this work is to point out the various possibilities of using the alternative spaces of learning in the school environment, through scientific initiation. And from this diagnosis, build a systematized proposal for the teaching of Science and Biology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-02-24T20:32:51Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Munir Kassen Fares.pdf: 2126942 bytes, checksum: 0b74cbda0d8806d0c5c70956219bb518 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-03-04T17:29:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Munir Kassen Fares.pdf: 2126942 bytes, checksum: 0b74cbda0d8806d0c5c70956219bb518 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T17:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Munir Kassen Fares.pdf: 2126942 bytes, checksum: 0b74cbda0d8806d0c5c70956219bb518 (MD5) Previous issue date: 2018-01-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilização dos espaços alternativos de aprendizagens na escola : possibilidades para a iniciação científica como estratégia para o ensino de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de biologiapt_BR
dc.subject.keywordEspaços de aprendizagenspt_BR
dc.subject.keywordMétodo científicopt_BR
dc.subject.keywordIniciação científicapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7509657429371843pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7509657429371843pt_BR
dc.contributor.referee2Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018286591963865pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596752783025312pt_BR
dc.description.resumoAs salas de aulas são os espaços mais propícios e conhecidos para que ocorra a aprendizagem. Entretanto, há outros locais com espaços alternativos, nos quais a aprendizagem também poderá ocorrer. Desse modo, há que se considerar que o processo educacional não se dá apenas entre quatro paredes, mas também nos mais diversificados ambientes. Nesse processo, deriva a necessidade de criar paralelamente à escola, outros meios e ambientes educacionais, não só alternativos, mas funcionalmente complementares a ela. Pensando na aprendizagem dos alunos, na utilização dos espaços alternativos, e em como eles favorecem uma melhor relação ambiente-aprendizagem, foi assim, a partir desses olhares, é que surgiu a minha motivação para realizar este trabalho, e com ele, abrir caminhos para uma educação ministrada de forma leve, descontraída, prazerosa e de muita interação e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apontar as várias possibilidades de se utilizar os espaços alternativos de aprendizagens no ambiente escolar, por meio da iniciação cientifica. E a partir deste diagnóstico, construir uma proposta sistematizada para o ensino de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching of biologypt_BR
dc.subject.keyword2Learning spacespt_BR
dc.subject.keyword2Scientific methodpt_BR
dc.subject.keyword2Scientific researchpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Geison Jader-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794369843997713pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Munir Kassen Fares.pdf2.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.