Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3210
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Utilização dos espaços alternativos de aprendizagens na escola : possibilidades para a iniciação científica como estratégia para o ensino de biologia |
Autor(es): | Fares, Munir Kassen |
Orientador(a): | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Mello, Geison Jader |
Resumo : | As salas de aulas são os espaços mais propícios e conhecidos para que ocorra a aprendizagem. Entretanto, há outros locais com espaços alternativos, nos quais a aprendizagem também poderá ocorrer. Desse modo, há que se considerar que o processo educacional não se dá apenas entre quatro paredes, mas também nos mais diversificados ambientes. Nesse processo, deriva a necessidade de criar paralelamente à escola, outros meios e ambientes educacionais, não só alternativos, mas funcionalmente complementares a ela. Pensando na aprendizagem dos alunos, na utilização dos espaços alternativos, e em como eles favorecem uma melhor relação ambiente-aprendizagem, foi assim, a partir desses olhares, é que surgiu a minha motivação para realizar este trabalho, e com ele, abrir caminhos para uma educação ministrada de forma leve, descontraída, prazerosa e de muita interação e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apontar as várias possibilidades de se utilizar os espaços alternativos de aprendizagens no ambiente escolar, por meio da iniciação cientifica. E a partir deste diagnóstico, construir uma proposta sistematizada para o ensino de Ciências e Biologia. |
Resumo em lingua estrangeira: | Classrooms are the most well-known spaces for learning to take place. However, there are other places called alternative spaces, in which learning may also occur. Thus, we must consider that the educational process takes place within the most diversified environments. In this process, the need arises to create parallel to the school, other means and educational environments, not only alternative, but functionally complementary to it. Thinking about students' learning, using alternative spaces, where these spaces favor a better environmentlearning relationship, it was from these looks that my motivation arose to carry out this work, and with it, open the way for a The aim of this work is to point out the various possibilities of using the alternative spaces of learning in the school environment, through scientific initiation. And from this diagnosis, build a systematized proposal for the teaching of Science and Biology. |
Palavra-chave: | Ensino de biologia Espaços de aprendizagens Método científico Iniciação científica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching of biology Learning spaces Scientific method Scientific research |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | FARES, Munir Kassen. Utilização dos espaços alternativos de aprendizagens na escola: possibilidades para a iniciação científica como estratégia para o ensino de biologia. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3210 |
Data defesa documento: | 23-Jan-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Munir Kassen Fares.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.