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Tipo documento: Tese
Título: (Des)mundos : colonialidade do poder e do saber no campo da saúde indígena
Autor(es): Castro, Cláudia Maria Guimarães Lopes de
Orientador(a): Leite, José Carlos
Coorientador: Un, Julio Alberto Wong
Membro da Banca: Leite, José Carlos
Membro da Banca: Un, Julio Alberto Wong
Membro da Banca: Pacini, Aloir
Membro da Banca: Olea, Hilda Regina Pereira Menezes
Membro da Banca: Bezerra, Nelissa Peralta
Resumo : Este estudo tem a intenção de contribuir no entendimento dos processos de construção da subalternidade e invisibilidade dos povos indígenas, compreender como se constitui o colonialidade interna, auxiliar a problematizar e desvelar o discurso assimétrico e colonizador da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), expor o racismo epistêmico na relação entre os saberes biomédicos e saberes das Medicinas Tradicionais Indígenas, apontar para as possibilidades de descolonização do poder e do saber a partir do agenciamento indígena, bem como conhecer o pensamento e reflexões dos intelectuais decolonias indígenas acerca da saúde. Diante do que foi exposto o estudo apresenta como seu objetivo geral compreender como se expressam as relações de colonialidade de poder/saber no campo da saúde indígena; e como objetivos específicos compreender a Colonialidade do Poder e do Saber a partir do campo da saúde indígena; conhecer as epistemes que constituem a Biomedicina e o Xamanismo e a possibilidade de descolonização e diálogo; analisar os Relatórios Finais das Conferências Nacionais de Saúde Indígenas identificando e analisando as propostas aprovadas referentes as Medicinas Tradicionais Indígenas; analisar o discurso da PNASPI diante dos conceitos interculturalidade, atenção diferenciada e autoatenção; conhecer e analisar as narrativas, pensamentos e reflexões dos intelectuais decoloniais: Davi Kopenawa, Ailton Krenak e Racide Matuawa acerca da saúde. É necessário problematizar os saberes que estão postos na relação de cuidado em saúde indígena tendo a Teoria Decolonial como referência a qual possibilitou problematizar e evidenciar a naturalização da assimetria, do extrativismo epistêmico e o racismo epistêmico que envolve a colonialidade do poder/saber. Como método foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica e Documental, foram analisados os Relatórios Finais das cinco Conferências Nacionais de Saúde Indígenas, e os discursos da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas referentes à interculturalidade, atenção diferenciada e autoatenção, as entrevistas publicadas e falas proferidas dos pajés Davi Kopenawa e Racide Matuawa e da liderança indígena Ailton Krenak. Através das falas do que estou nomeando de intelectuais decoloniais indígenas foi evidenciada a percepção do que seja saúde, não como um conceito, mas como a própria vida.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed to contribute to understanding the construction of subordinate and invisibility processes of indigenous peoples; to comprehend how internal coloniality is constituted; to help problematize and unveil the asymmetric and colonizing discourse of the Brazilian National Policy on Health Care for Indigenous Peoples – Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI); to expose the epistemic racism in biomedical knowledge and Traditional Indigenous Medicines knowledge relations; to point out the decolonization of power/knowledge possibilities through indigenous agency, as well as to know indigenous decolonial intellectuals‘ thoughts and reflections on health. In the light of these considerations, the general objective of this study is to understand how Coloniality of Power/Knowledge relations in terms of indigenous healthcare expressed; and the specific objectives are to comprehend the Coloniality of Power/Knowledge in the field of indigenous health; to learn the epistemes in which Biomedicine and Shamanism are constituted and the possibility of decolonization and dialogue; to examine the Final Reports of the National Indigenous Health Conferences, identifying and analyzing the approved proposals regarding Traditional Indigenous Medicines; to review PNASPI‘s discourses on the concepts of interculturality, differentiated attention and self-care; to identify and analyze narratives, thoughts and reflections of the decolonial intellectuals Davi Kopenawa, Ailton Krenak and Racide Matuawa about health. It is necessary to problematize the knowledges placed in the relations of indigenous health care with the Decolonial Theory as a reference, which made it possible to problematize and present the naturalization of asymmetry, the epistemic extractivism and the epistemic racism that involves coloniality of power/knowledge. A documentary research was used as method, through which the following material was analyzed: Final Reports of the five National Indigenous Health Conferences; PNASPI‘s discourses concerning the concepts of interculturality, differentiated attention and self-care; as well as the published interviews and statements given by pajés Davi Kopenawa and Racide Matuawa, and indigenous leader Ailton Krenak. Through the statements of what I‘m calling indigenous decolonial intellectuals, the perception of health was evidenced not as a concept, but as life itself.
Palavra-chave: Colonialidade do poder/saber
Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas
Medicinas tradicionais indígenas
Descolonização
Intelectuais decoloniais indígenas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Coloniality of power/knowledge
Brazilian National Policy on Health Care for Indigenous Peoples
Traditional indigenous medicines
Decolonization
Indigenous decolonial intellectuals
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: CASTRO, Cláudia Maria Guimarães Lopes de. (Des)mundos: colonialidade do poder e do saber no campo da saúde indígena. 2020. 245 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3239
Data defesa documento: 12-Nov-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

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