Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/325
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Fanfiction e práticas de letramentos na internet |
Autor(es): | Alves, Elizabeth Conceição de Almeida |
Orientador(a): | Jesus, Danie Marcelo de |
Membro da Banca: | Jesus, Danie Marcelo de |
Membro da Banca: | Silva, Valdir |
Membro da Banca: | Felice, Maria Inês Vasconcelos |
Resumo : | Nós vivemos, atualmente, em um mundo virtualizado em que os meios de comunicação e as mídias digitais têm feito parte da vivência de jovens e adolescentes. Esses usuários têm utilizado a internet para jogar, participar de bate-papo em chatse para criar histórias. Considerando esse cenário, este trabalho tem como finalidade investigar como adolescentes constituem a escrita no ambiente digital participando de comunidades on-linecomo o Fanfiction. A pesquisa obteve suporte teórico nos estudos de letramento (STREET, 1984, COPE; KALANTZIS, 2000, LANKSHEAR; KNOBEL, 2005, MENEZES DE SOUSA; MONTE MÓR, 2006, SOARES, 2006, TAKAKI, 2012), novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007, LOPES, 2010), e multiletramentos (ROJO, 2012, 2013). Sobre o conceito de cultura de participação (CHARTIER, 2009; JENKINS, 2009; SANTAELLA, 2007). No que tange àfanfiction (JENKINS, 2009; VARGAS, 2005).Estas questões de pesquisa que conduziram este trabalho: 1) Que sentidos os adolescentes dão em relação à escrita no contexto digital? 2) De que forma se desenrola o processo de escrever na fanfiction? A abordagem interpretativista foi a metodologia de pesquisa adotada com análise de diálogos gerados por meio de entrevistas com as participantes (BORTONI-RICARDO, 2009, FLICK, 2009). A partir dos temas recorrentes e categorias analisadas, os resultados podem sinalizar que o processo de escrita no ambiente digital se constitui de forma dinâmica, colaborativa permeada por valores afetivos e mediado pela tela. |
Resumo em lingua estrangeira: | We live currently in a virtualized world where media and digital media have been part of the experience of young people and adolescents. These users have used the internet to play games, participate in chat chats and to create stories. Considering this scenario, this paper aims to investigate how adolescents are writing in the digital environment by participating in on-line communities, such as Fanfiction. Researches are based in theoretical studies of literacy (STREET, 1984, COPE; KALANTZIS, 2000, LANKSHEAR; KNOBEL, 2005, MENEZES DE SOUSA; MONTE MÓR, 2006, SOARES, 2006, TAKAKI, 2012), new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007, LOPES, 2010), and multiliteracies (ROJO, 2012, 2013). On the concept of participatory culture(CHARTIER, 2009; JENKINS, 2009; SANTAELLA, 2007). Regarding the fanfiction (JENKINS, 2009; VARGAS, 2005). This research questions that drove this study: 1) What meanings do teens give in relation to the writing in digital context? 2) How unfolds in the process of writing fanfiction? The interpretive approach was adopted research methodology with analysis of dialogues generated through interviews with the participants (BORTONI-RICARDO, 2009, FLICK, 2009). From the recurring themes and categories analyzed, the results could signal that the process of writing in the digital environment is composed of, collaborative dynamically permeated by affective and mediated screen values. |
Palavra-chave: | Letramentos Fanfiction Escrita |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Literacies Fanfiction Writing |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | ALVES, Elizabeth Conceição de Almeida. Fanfiction e práticas de letramentos na internet. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/325 |
Data defesa documento: | 22-May-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2014_Elizabeth Conceição de Almeida Alves.pdf | 4.22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.