Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de-
dc.date.accessioned2022-05-13T20:22:19Z-
dc.date.available2013-06-22-
dc.date.available2022-05-13T20:22:19Z-
dc.date.issued2013-04-22-
dc.identifier.citationSANTANA, Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de. A docência como obra de arte: um estudo com professores da educação superior. 2013. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3271-
dc.description.abstractThis work is about a doctoral research on Culture, Memory and Theories in education. The research is of a philosophic-educational perspective about the formation of teachers of higher education, conceived here as the constitution of teaching styles. The question that moves the work is: how does someone become a what is, it’s born of the philosophical thought of Friedrich Nietzsche, especially the concept of life-experience. To approach of the object, is done in dialogue with the production of Selma Garrido Pimenta to understand the formation of teachers of higher education. The thesis defended in this work is that the teaching is made of unique styles, although we find common elements to be of the teacher. Logic underpins this procedure: the implications of life for reflection, or, in this case, for the constitution of the teaching style. Thus, this work seeks to operate an inversion of perspective: look at the formation of teachers of higher education from the teachers, their life, that is, teaching as an art style. To do this, whether it is the concept of otobiography created by Jacques Derrida, redesigned by Silas Borges Monteiro, as the operator element analysis of interviews with teachers, collaborators of this work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-03-14T13:13:10Z No. of bitstreams: 1 TESE_2013_Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de Santana.pdf: 4511360 bytes, checksum: cfc954bfa564cc699ba080e729e12d15 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-05-13T20:22:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2013_Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de Santana.pdf: 4511360 bytes, checksum: cfc954bfa564cc699ba080e729e12d15 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-13T20:22:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2013_Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de Santana.pdf: 4511360 bytes, checksum: cfc954bfa564cc699ba080e729e12d15 (MD5) Previous issue date: 2013-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA docência como obra de arte : um estudo com professores da educação superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordVivênciaspt_BR
dc.subject.keywordEstilospt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9272931404225943pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de uma pesquisa de doutorado, na linha de pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação. A pesquisa é de cunho filosófico-educacional e tem como tema a formação dos professores da educação superior, vista aqui como constituição de estilos de docência. A questão que movimenta o trabalho é: como alguém se torna o que é, nascida do pensamento filosófico de Friedrich Nietzsche, especialmente do conceito de vivência. Para aproximar-se de seu objeto, é feito diálogo com a produção de Selma Garrido Pimenta visando compreender o cenário formativo dos professores da educação superior. A tese defendida neste trabalho é que a docência é feita de estilos singulares, embora encontremos elementos comuns ao modo de ser do professor. Uma lógica sustenta este procedimento: as implicações da vida para a reflexão, ou, neste caso, para a constituição do estilo da docência. Assim, este trabalho procura operar uma inversão de perspectiva: olhar a formação dos professores da educação superior a partir do próprio professor, da sua vida, ou seja, a docência como arte do estilo. Para isso, se vale do conceito de otobiografia criado por Jacques Derrida, reconcebido por Silas Borges Monteiro, como elemento operador da análise das entrevistas feitas com os professores, colaboradores deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Formation of teacherpt_BR
dc.subject.keyword2Higher educationpt_BR
dc.subject.keyword2Life-experiencespt_BR
dc.subject.keyword2Stylespt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Ozerina Victor de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863707315885015pt_BR
dc.contributor.referee4Conciani, Wilson-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7963414625844731pt_BR
dc.contributor.referee5Fusari, José Cerchi-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3878466446274223pt_BR
dc.contributor.referee6Caetano, Edson-
dc.contributor.referee6ID047.024.288-45pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2013_Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de Santana.pdf4.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.