Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3271
Tipo documento: Tese
Título: A docência como obra de arte : um estudo com professores da educação superior
Autor(es): Santana, Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de
Orientador(a): Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Conciani, Wilson
Membro da Banca: Fusari, José Cerchi
Resumo : O presente trabalho trata de uma pesquisa de doutorado, na linha de pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação. A pesquisa é de cunho filosófico-educacional e tem como tema a formação dos professores da educação superior, vista aqui como constituição de estilos de docência. A questão que movimenta o trabalho é: como alguém se torna o que é, nascida do pensamento filosófico de Friedrich Nietzsche, especialmente do conceito de vivência. Para aproximar-se de seu objeto, é feito diálogo com a produção de Selma Garrido Pimenta visando compreender o cenário formativo dos professores da educação superior. A tese defendida neste trabalho é que a docência é feita de estilos singulares, embora encontremos elementos comuns ao modo de ser do professor. Uma lógica sustenta este procedimento: as implicações da vida para a reflexão, ou, neste caso, para a constituição do estilo da docência. Assim, este trabalho procura operar uma inversão de perspectiva: olhar a formação dos professores da educação superior a partir do próprio professor, da sua vida, ou seja, a docência como arte do estilo. Para isso, se vale do conceito de otobiografia criado por Jacques Derrida, reconcebido por Silas Borges Monteiro, como elemento operador da análise das entrevistas feitas com os professores, colaboradores deste trabalho.
Resumo em lingua estrangeira: This work is about a doctoral research on Culture, Memory and Theories in education. The research is of a philosophic-educational perspective about the formation of teachers of higher education, conceived here as the constitution of teaching styles. The question that moves the work is: how does someone become a what is, it’s born of the philosophical thought of Friedrich Nietzsche, especially the concept of life-experience. To approach of the object, is done in dialogue with the production of Selma Garrido Pimenta to understand the formation of teachers of higher education. The thesis defended in this work is that the teaching is made of unique styles, although we find common elements to be of the teacher. Logic underpins this procedure: the implications of life for reflection, or, in this case, for the constitution of the teaching style. Thus, this work seeks to operate an inversion of perspective: look at the formation of teachers of higher education from the teachers, their life, that is, teaching as an art style. To do this, whether it is the concept of otobiography created by Jacques Derrida, redesigned by Silas Borges Monteiro, as the operator element analysis of interviews with teachers, collaborators of this work.
Palavra-chave: Formação de professores
Educação superior
Vivências
Estilos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Formation of teacher
Higher education
Life-experiences
Styles
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SANTANA, Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de. A docência como obra de arte: um estudo com professores da educação superior. 2013. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3271
Data defesa documento: 22-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2013_Lilian Rose Aguiar Nascimento Garcia de Santana.pdf4.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.