Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3298
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma proposta de unidade de ensino sobre a antiga Teoria Quântica como instrumento pedagógico alternativo
Autor(es): Carvalho, Alessandro Xavier da Silva
Orientador(a): Bento, Ricardo Rodrigues de França
Membro da Banca: Bento, Ricardo Rodrigues de França
Membro da Banca: Godoy, Maurício
Membro da Banca: Cunha, Cristiano Rocha da
Membro da Banca: Negreiros, Cláudia Landin
Membro da Banca: Faria, Jorge Luiz Brito de
Resumo : Este trabalho propõe o uso de uma unidade de ensino na forma de material didático alternativo sobre Introdução à Teoria Quântica para turmas do 3º ano do ensino médio, de acordo com os fundamentos teóricos das teorias de Piaget, Vigostky e da aprendizagem significativa de David Ausubel. O experimento didático foi aplicado em uma turma de terceiro ano do ensino médio, com 32 alunos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. Com a utilização de vídeos, mapas conceituais, questionários e fundamentalmente o produto educacional, buscamos por meio de atividades dinâmicas e aulas expositivas com a participação dos alunos, discutir os primeiros conceitos ligados à Teoria Quântica. Os questionamentos ocorreram de forma continuada, através de perguntas diretas contendo conceitos relevantes para o entendimento da teoria quântica, contendo perguntas conceituais e matemáticas. Os resultados foram analisados através de diversas avaliações realizadas. O resultado positivo alcançado pode ser verificado principalmente nas respostas dadas aos questionamentos feitos na etapa de avaliação V deste trabalho após a apresentação do produto educacional.
Resumo em lingua estrangeira: This work proposes the use of a teaching unit in the form of alternative didactic material on Introduction to Quantum Theory for classes of high school, according with the theoretical foundations of the theories of Piaget, Vigostky and the significant learning of David Ausubel. The didactic experiment was applied to a third year high school class, with 32 students, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. With the use of videos, conceptual maps, questions and fundamentally the educational product, we seek to discuss the first concepts related to Quantum Theory through dynamic activities and expository classes with the participation of the students. The questions occurred continuously, through direct questions containing concepts relevant to the understanding of quantum theory, containing conceptual and mathematical questions. The results were analyzed through several evaluations. The positive result achieved can be verified mainly in the answers given to the questions made in the evaluation stage V of this work after the presentation of the educational product.
Palavra-chave: Ensino
Física
Teorias de aprendizagem
Teoria Quântica
Material didático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching
Physics
Theory of learning
Quantum theory
Didactic material
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: CARVALHO, Alessandro Xavier da Silva. Uma proposta de unidade de ensino sobre a antiga Teoria Quântica como instrumento pedagógico alternativo. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3298
Data defesa documento: 24-Nov-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf11.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.