Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3299
Tipo documento: Dissertação
Título: Em cena a história ensina : a produção de narrativas visuais na perspectiva da educação histórica
Autor(es): Prado, Alethéia Paula Lapas
Orientador(a): Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Marques, Ana Maria
Membro da Banca: Carneiro, Maristela
Resumo : Como profissionais responsáveis pelo ensino de História a procura por novos métodos de ensino que levem às aprendizagens históricas significativas é essencial em nossos dias. Estamos diante de uma nova geração de alunos. Precisamos, portanto, conhecer as particularidades, as formas de aprender desses estudantes para que o conhecimento histórico faça sentido. Meu objetivo, através do presente trabalho, é compreender como as aulas de História, fazendo uso da dramatização e sua veiculação audiovisual, podem auxiliar os jovens estudantes a desenvolverem a sua consciência histórica e estimular o diálogo entre a imaginação e a ciência, a partir da investigação das produções narrativas encenadas pelos alunos das turmas dos nonos anos de uma Escola Estadual localizada no município de Juara, Mato Grosso. A dramatização como instrumento didático consiste numa prática que visa explorar as potencialidades criativas de cada educando, além de valorizar a expressão oral e as suas subjetividades. Para o ensino de História, a dramatização oportuniza o uso de recursos discursivos e argumentativos que narram as ações humanas ao longo do tempo. Ao analisar essas produções narrativas, é possível entender como os nossos jovens estudantes concebem o passado e quais sentidos atribuem à história. Como metodologia de trabalho, pretendemos problematizar a linguagem audiovisual e utilizar técnicas de investigação qualitativa, para análise das fontes que são vídeos produzidos pelos alunos onde encenam temáticas relacionadas aos Conflitos Contemporâneos. Na perspectiva da educação histórica, a análise das narrativas produzidas pelos jovens estudantes é reveladora. Através das narrativas que produzem, os educandos demonstram suas elaborações cognitivas e recursos discursivos. Conhecendo a relação entre a narrativa e expressão da consciência histórica, é possível que os professores desenvolvam metodologias em que a competência narrativa esteja em evidência.
Resumo em lingua estrangeira: As professionals responsible for the teaching of History, the search for new methods of teaching leading to the historical significant learning is essential in our days. We are facing a new generation of students to learn actively. We need to know the particulars, the ways of learning of these students, so that the historical knowledge makes sense. My goal, through this work, is to understand how the lessons of History, making use of your audiovisual dramatization and serving, can help young students to develop your historical consciousness and stimulate dialogue between historical imagination and science, from the investigation of narrative productions staged by the students of classes of the ninth year of a State school located in the municipality of Juara, Mato Grosso. The dramatization as didactic instrument consists of a practice that seeks to explore the creative potential of each student, as well as enhance oral expression and their subjectivities. For the teaching of History, the dramatization backed the use of discursive and argumentative resources that Chronicle human actions over time. By analyzing these productions narratives, it is possible to understand how our young students design the past and which senses attach to the story. As a work methodology, we intend to discuss the audiovisual language and use qualitative research techniques for analysis of the sources that are videos produced by students where stage Contemporary Conflicts related topics. In the perspective of historical education, an analysis of the narratives produced by young students is revealing. Through narratives, students demonstrate their cognitive elaborations and discursive resources. Knowing the relationship between the narrative and expression of historical consciousness, it is possible that teachers develop methodologies in that narrative is in evidence.
Palavra-chave: Ensino de história
Educação histórica
Consciência histórica
Narrativas
Dramatização
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Historical education
Historical consciousness
Narratives and dramatizations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: PRADO, Alethéia Paula Lapas. Em cena a história ensina: a produção de narrativas visuais na perspectiva da educação histórica. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3299
Data defesa documento: 27-Ago-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Alethéia Paula Lapas Prado (1).pdf1.54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.