Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/329
Tipo documento: Dissertação
Título: Curta-metragem : gênero discursivo propiciador de práticas multiletradas
Autor(es): Alcântara, Jean Carlos Dourado de
Orientador(a): Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Silva, José Alexandre Vieira da
Resumo : Diante do crescente aumento dos recursos audiovisuais que têm adentrado o espaço escolar atualmente, esta pesquisa objetiva refletir sobre o uso didático da linguagem audiovisual, mais especificamente a do curta-metragem, por professores de língua portuguesa na construção de suas práticas de ensino. Discutimos, neste trabalho, não apenas o caráter pedagógico dessa ferramenta, mas também o seu potencial de produzir transformação nos alunos, tornando-os sujeitos ativos na construção e negociação de sentidos. Buscamos também, por meio do estudo da linguagem cinematográfica, caminhos que levem à valorização e respeito ao cotidiano, à diversidade e à pluralidade dos estudantes, conforme preceituado pelos PCN. Nossas reflexões têm como base as experiências de professores que se serviram do projeto Curta na Escola, desenvolvido pela Petrobrás, desde 2006, o qual disponibiliza em seu site curtas-metragens brasileiros, acompanhados de sequências didáticas, para uso de profissionais cadastrados. Nos relatos selecionados, buscamos verificar, por meio das práticas de ensino, as concepções de linguagem adotadas pelos professores, bem como sua relação com a linguagem do cinema e seus sistemas representativos. Esta pesquisa está respaldada pela teoria enunciativo-discursiva, de abordagem sócio-histórica, elaborada pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin. Além disso, buscamos, à luz da teoria do cinema, compreender o processo de produção de sentidos pela linguagem audiovisual, utilizada nas produções cinematográficas. E, por fim, estabelecemos um diálogo entre as duas teorias, a fim de constatar a natureza dialógica também presente na linguagem cinematográfica. Para isso, aplicamos, nos enunciados fílmicos, bem como na análise dos relatos, categorias bakhtinianas, tais como: dialogia, exotopia, excedente de visão, cronotopia etc. Após análise dos dados, concluímos que os professores ainda carecem de formação para lidar com a linguagem audiovisual numa perspectiva enunciativo-discursiva. Pretendemos, com esta pesquisa, contribuir para que os docentes preencham essa lacuna ao lidar com as representações cinematográficas.
Resumo em lingua estrangeira: In view of the growing amount of audio-visual resources that have entered into the school currently, this research aims to reflect about the didactic use of audiovisual language, specifically the short film, by Portuguese teachers in the development of teaching practices. The intention was to discuss not only the pedagogical nature of this tool, but also its potential to produce a transformation in students, making them active subjects in the construction and negotiation of meanings. Through the study of film language, It also sought paths that lead to the valuing and respect to the daily situations, to the diversity and plurality of the students, as specified by the NCP. Our reflections will be based on the experiences of teachers who have used the Short School project, developed by Petrobras since 2006, which provides on its site Brazilian short films. Each short is accompanied by didactic sequences, for use by registered educators. We seek to verify In selected reports, through teaching practices, conceptions of language adopted by teachers, as well as their relationship with the language of cinema and its representative systems. This research is anchored in the enunciation-discursive theory, of social-historical approach, developed by Russian philosopher Mikhail Bakhtin. In addition, we seek, in the light of the cinema theory, understand the process of meaning production of audiovisual language, used in film productions. And, finally, we establish a dialogue between the two theories, in order to determine the dialogic nature also present in film language. To achieve this We applied Bakhtinian categories in the analyze the reports, such as: dialogism, exotopy, surplus of seeing, chronotope etc. After analyzing the data, we concluded that teachers still need training to tackle with the audiovisual language in a enunciative-discursive perspective. Through this research, We intend to contribute for the teachers fill the gap by dealing with cinematic representations.
Palavra-chave: Dialogismo
Cinema
Curta-metragem
Discurso
Linguagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Dialogism
Cinema
Short film
Speech
Language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: ALCÂNTARA, Jean Carlos Dourado de. Curta-metragem: gênero discursivo propiciador de práticas multiletradas. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/329
Data defesa documento: 29-Aug-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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