Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWollenhaupt, Solange de Fátima-
dc.date.accessioned2022-05-31T15:43:34Z-
dc.date.available2022-04-25-
dc.date.available2022-05-31T15:43:34Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationWOLLENHAUPT, Solange de Fátima. Comunicação e cultura: o caso do PROCON-MT: educação para o consumo através de interfaces digitais. 2022. 207 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3305-
dc.description.abstractIn the last decades, web spreading and the expansion of information technology and communication connected to the internet caused meaningful changes in fundamental key areas from society, like Education and consumption, that needed to be re-signified. I have watched that the customers increasingly ask for support in social media and digital interfaces, to solve a consumption problem, or in order to decide to buy or not a product/hire a service. In order to understand this scenario, I realized this research that leads to the use of digital interfaces to increase consumption orientation and education. For this, I monitored the education and orientation process to the consumption on the website Procon Estadual de Mato Grosso during 2020. This study has the focus on the investigation if and how the website and the digital interfaces associated with it are being used by the institution to enable them to orient the customers to the consumption, a nowadays phenomenon, in Cyberculture context. With theoretical support based on Communication, Languages and Cyberculture, this research has a qualitative and quantitative approach. Methodology brings a literature review about the theme and virtual ethnography of the cases, allied to the Discourse Analysis in order to verify meaning making. The research points to the lack of knowledge of how to be protagonist to efficient consumption. That also points to the fact that the discourses and legal media predict access and interaction only, and not interactivity, which allows to infer that the consumption needs to count on a more effective communication process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-05T13:48:18Z No. of bitstreams: 1 TESE_2022_Solange de Fátima Wollenhaupt.pdf: 4912689 bytes, checksum: 71015256534c4a91a093dcd545d7c8ec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-05-31T15:43:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2022_Solange de Fátima Wollenhaupt.pdf: 4912689 bytes, checksum: 71015256534c4a91a093dcd545d7c8ec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T15:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2022_Solange de Fátima Wollenhaupt.pdf: 4912689 bytes, checksum: 71015256534c4a91a093dcd545d7c8ec (MD5) Previous issue date: 2022-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComunicação e cultura : o caso do PROCON-MT : educação para o consumo através de interfaces digitaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação onlinept_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordCiberculturapt_BR
dc.subject.keywordInteratividadept_BR
dc.contributor.advisor1Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6385055872621365pt_BR
dc.contributor.referee1Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6385055872621365pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Aline Wendpap Nunes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511934507163474pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6532558816107445pt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, a expansão da internet e das tecnologias de informação e comunicação a ela ligadas provocaram significativas mudanças em setores fundamentais da sociedade, como a educação e o consumo, que precisaram ser ressignificados. Tenho observado que os consumidores, cada vez mais, buscam suporte nas redes sociais e interfaces digitais, seja para solucionar um problema de consumo ou para decidir se compram ou não um produto/contratam um serviço. Visando compreender esse cenário, realizei esta pesquisa que trata do uso de interfaces digitais para fomentar a orientação e educação para o consumo. Para tal, acompanhei o processo de orientação e educação para o consumo no site do Procon Estadual de Mato Grosso durante o ano de 2020. O foco do estudo foi investigar se e como o site do Procon-MT e as interfaces digitais a ele associadas estão sendo utilizados pelo órgão para possibilitar ao consumidor orientação para o consumo, fenômeno próprio da contemporaneidade, no contexto da cibercultura. Com suporte teórico em estudos de Comunicação, Linguagens e Cibercultura, a abordagem é qualitativa e quantitativa. A metodologia reúne revisão bibliográfica do tema e etnografia virtual de casos, aliada à Análise do Discurso para verificar a atribuição de sentidos. A pesquisa aponta para a falta de conhecimento de como ser ator para o consumo eficiente. A isso considero uma questão de educação (não de escola/escolaridade) para o consumo. Aponta também para que os discursos e mídias legais preveem acesso e interação, apenas, mas não interatividade, o que permite inferir que o consumidor precisa contar com um processo de comunicação mais efetivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Online educationpt_BR
dc.subject.keyword2Consumptionpt_BR
dc.subject.keyword2Cyberculturept_BR
dc.subject.keyword2Interactivitypt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Diego Baraldi de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1834159853272983pt_BR
dc.contributor.referee4Dias, Cristiane Pereira Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145794755326509pt_BR
dc.contributor.referee5Rodrigues, Adriele Cristina-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5031923610226163pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Solange de Fátima Wollenhaupt.pdf4.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.