Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3305
Tipo documento: Tese
Título: Comunicação e cultura : o caso do PROCON-MT : educação para o consumo através de interfaces digitais
Autor(es): Wollenhaupt, Solange de Fátima
Orientador(a): Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo
Membro da Banca: Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo
Membro da Banca: Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
Membro da Banca: Lima, Diego Baraldi de
Membro da Banca: Dias, Cristiane Pereira Costa
Membro da Banca: Rodrigues, Adriele Cristina
Resumo : Nas últimas décadas, a expansão da internet e das tecnologias de informação e comunicação a ela ligadas provocaram significativas mudanças em setores fundamentais da sociedade, como a educação e o consumo, que precisaram ser ressignificados. Tenho observado que os consumidores, cada vez mais, buscam suporte nas redes sociais e interfaces digitais, seja para solucionar um problema de consumo ou para decidir se compram ou não um produto/contratam um serviço. Visando compreender esse cenário, realizei esta pesquisa que trata do uso de interfaces digitais para fomentar a orientação e educação para o consumo. Para tal, acompanhei o processo de orientação e educação para o consumo no site do Procon Estadual de Mato Grosso durante o ano de 2020. O foco do estudo foi investigar se e como o site do Procon-MT e as interfaces digitais a ele associadas estão sendo utilizados pelo órgão para possibilitar ao consumidor orientação para o consumo, fenômeno próprio da contemporaneidade, no contexto da cibercultura. Com suporte teórico em estudos de Comunicação, Linguagens e Cibercultura, a abordagem é qualitativa e quantitativa. A metodologia reúne revisão bibliográfica do tema e etnografia virtual de casos, aliada à Análise do Discurso para verificar a atribuição de sentidos. A pesquisa aponta para a falta de conhecimento de como ser ator para o consumo eficiente. A isso considero uma questão de educação (não de escola/escolaridade) para o consumo. Aponta também para que os discursos e mídias legais preveem acesso e interação, apenas, mas não interatividade, o que permite inferir que o consumidor precisa contar com um processo de comunicação mais efetivo.
Resumo em lingua estrangeira: In the last decades, web spreading and the expansion of information technology and communication connected to the internet caused meaningful changes in fundamental key areas from society, like Education and consumption, that needed to be re-signified. I have watched that the customers increasingly ask for support in social media and digital interfaces, to solve a consumption problem, or in order to decide to buy or not a product/hire a service. In order to understand this scenario, I realized this research that leads to the use of digital interfaces to increase consumption orientation and education. For this, I monitored the education and orientation process to the consumption on the website Procon Estadual de Mato Grosso during 2020. This study has the focus on the investigation if and how the website and the digital interfaces associated with it are being used by the institution to enable them to orient the customers to the consumption, a nowadays phenomenon, in Cyberculture context. With theoretical support based on Communication, Languages and Cyberculture, this research has a qualitative and quantitative approach. Methodology brings a literature review about the theme and virtual ethnography of the cases, allied to the Discourse Analysis in order to verify meaning making. The research points to the lack of knowledge of how to be protagonist to efficient consumption. That also points to the fact that the discourses and legal media predict access and interaction only, and not interactivity, which allows to infer that the consumption needs to count on a more effective communication process.
Palavra-chave: Comunicação
Educação online
Consumo
Cibercultura
Interatividade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Communication
Online education
Consumption
Cyberculture
Interactivity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: WOLLENHAUPT, Solange de Fátima. Comunicação e cultura: o caso do PROCON-MT: educação para o consumo através de interfaces digitais. 2022. 207 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3305
Data defesa documento: 25-Feb-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Solange de Fátima Wollenhaupt.pdf4.8 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.