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dc.creatorArruda, Evilásio José de-
dc.date.accessioned2022-06-02T18:34:50Z-
dc.date.available2014-12-15-
dc.date.available2022-06-02T18:34:50Z-
dc.date.issued2014-11-27-
dc.identifier.citationARRUDA, Evilásio José de. A concepção de Jacob Klein sobre a transição da aritmética na época do Renascimento e suas implicações para educação matemática. 2014. 381 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3318-
dc.description.abstractThe Mathematical Education is the area of knowledge in which the human beings establish a correlation with the Mathematics learnt at school. However, Mathematics, with all its formal apparatus, seems opposed to Philosophy, since Philosophy deals with rational meanings of various concepts and Mathematics, in its turn, deals with the extensions of concepts. Thus, the Mathematical Education must be under philosophical orientation; seen that this proper orientation allows the educator to think critically in a course that will, factually, grant the construction of knowledge. This theoretical-bibliographical, historical and epistemological research aims to identify, setting out on the work of Jacob Klein, called ‘Greek Mathematical Thought and The Origin of Algebra’, how the concepts of numbers present in the interaction of Arithmetic and Algebra establish themselves and progress in the relationship between object and symbol, as well as to identify the context of the conceptual transformation in Mathematical Physics in reference to the tensions that occurred in the moment of transition between the ancient Greek mathematics (descriptive) and the modern algebraic symbolism (operative). Starting on the comprehension of Klein’s thought (1922), regarding Mathematical concepts present in Plato, Diophantus, Stevin, Vieta and Descartes and grounded on the concept of Complementarity of Otteano’s thinking (1993;2003) and Kant’s (1997), one can understand that, in the beginning of the Modern Algebraic Symbolism is present the transition between the descriptive and operative notions of mathematical concepts. Thus, it offers one the opportunity of indicating the relevance of the concept of Complementarity according to mathematical objects, enabling one of expanding its teaching methods.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-03-18T14:31:45Z No. of bitstreams: 1 TESE_2014_Evilásio José de Arruda.pdf: 3231089 bytes, checksum: d1d425fdfe8b09d7f737c83c382f4f64 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-06-02T18:34:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2014_Evilásio José de Arruda.pdf: 3231089 bytes, checksum: d1d425fdfe8b09d7f737c83c382f4f64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-02T18:34:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2014_Evilásio José de Arruda.pdf: 3231089 bytes, checksum: d1d425fdfe8b09d7f737c83c382f4f64 (MD5) Previous issue date: 2014-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA concepção de Jacob Klein sobre a transição da aritmética na época do Renascimento e suas implicações para educação matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAritméticapt_BR
dc.subject.keywordÁlgebrapt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordComplementaridadept_BR
dc.contributor.advisor1Otte, Michael Friedrich-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670481682966837pt_BR
dc.contributor.referee1Otte, Michael Friedrich-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670481682966837pt_BR
dc.contributor.referee2Abido, Alexandre Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2748818818854756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6539620549126734pt_BR
dc.description.resumoA Educação Matemática é a área do conhecimento em que o ser humano estabelece relação com a Matemática escolar. No entanto, a Matemática, com seu aparato formal, parece oposta à Filosofia, pois a Filosofia constrói significados racionais de conceitos e a Matemática lida com extensões de conceitos. Dessa forma, a Educação Matemática deve estar sob orientação filosófica, visto que essa orientação propicia, ao educador, pensar criticamente num currículo que, de fato, possibilita construção de conhecimento. Esta pesquisa teórico-bibliográfica, histórica e epistemológica objetiva identificar, a partir da obra de Jacob Klein, intitulada ‘Greek Mathematical Thought and The Origin of Algebra’ (O Pensamento Matemático Grego e a Origem da Álgebra), como os conceitos de números presentes na interação entre Aritmética e Álgebra se estabeleceram e progrediram na relação entre objeto e símbolo, bem como compreender o contexto da transformação conceitual na Física Matemática no que se refere às tensões que ocorreram no momento de transição entre a Matemática grega antiga (descritiva) e o simbolismo algébrico moderno (operativo). A partir da compreensão do pensamento de Klein (1992), referente a conceitos matemáticos presentes em Platão, Diophantus, Stevin, Vieta e Descartes e fundamentado no conceito de Complementaridade do pensamento Otteano (1993;2003) e em Kant (1997), podemos entender que, no início do Simbolismo Algébrico Moderno, está presente a transição entre a noção descritiva para noção operativa dos conceitos matemáticos. Isto nos oferece oportunidade para indicar a relevância do conceito de Complementaridade no que diz respeito aos objetos matemáticos, possibilitando a ‘ampliação’ dos métodos de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Arithmeticpt_BR
dc.subject.keyword2Algebrapt_BR
dc.subject.keyword2Mathematical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Complementaritypt_BR
dc.contributor.referee3Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee4Borges, Marcos Francisco-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0784057924542098pt_BR
dc.contributor.referee5Barros, Luiz Gonzaga Xavier de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7153984138216512pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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