Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Admilson Nelson dos-
dc.date.accessioned2022-06-29T12:53:04Z-
dc.date.available2018-07-25-
dc.date.available2022-06-29T12:53:04Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Admilson Nelson dos. Aplicação de simulações computacionais no ensino de física. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3335-
dc.description.abstractOver time we have come across the strong influence of technologies on education as well as on the environment inside and outside the classroom. This shows that traditional classes, taught in the same way as they were decades ago, have been losing space for the competition of cell phones, applications, social networks, which are often more attractive to students than traditional classes. In this sense, this work aims to assist the teacher in the use of new technologies for the teaching of electrostatic physics. The purpose of the project was to create, elaborate and make available the scripts of an educational product that will help the teacher in the use of computational simulations in the teaching of electricity concepts in high school. It is hoped that the product can provide the teacher and the students with a new tool, computational simulation, that shows the physical phenomena to approach concepts in physics teaching. Thus, making learning more attractive and allowing the student to construct meaningful knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-05-17T14:56:46Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Admilson Nelson dos Santos.pdf: 7747511 bytes, checksum: bd0969fe198eab09138f437921e9e23c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T12:53:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Admilson Nelson dos Santos.pdf: 7747511 bytes, checksum: bd0969fe198eab09138f437921e9e23c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T12:53:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Admilson Nelson dos Santos.pdf: 7747511 bytes, checksum: bd0969fe198eab09138f437921e9e23c (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicação de simulações computacionais no ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSimulações computacionaispt_BR
dc.subject.keywordEletricidadept_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elvis Lira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079537490443444pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elvis Lira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079537490443444pt_BR
dc.contributor.referee2Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos tempos temos nos deparado com a forte influência das tecnologias na educação e também no ambiente dentro e fora da sala de aula. O que evidencia que as aulas ditas como tradicionais, que são ministradas da mesma forma que há décadas atrás, vem perdendo espaço para a concorrência de celulares, aplicativos, redes sociais, que por muitas vezes são mais atrativos aos alunos que as aulas tradicionais. Neste sentido, este trabalho visa auxiliar o professor na utilização de novas tecnologias para o ensino de física na eletrostática. O projeto teve como objetivo, a criação, elaboração e disponibilização de roteiros de um produto educacional que auxilie o professor na utilização de simulações computacionais no ensino dos conceitos de eletricidade no ensino médio. Espera-se que o produto possa proporcionar ao professor e aos alunos uma nova ferramenta, uma simulação computacional que evidencie os fenômenos físicos para abordagens dos conceitos da eletricidade no ensino de física. Assim, oportunizando a aprendizagem de forma mais atrativa e permitindo ao aluno a construção de conhecimentos significativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Computational simulationspt_BR
dc.subject.keyword2Electricitypt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Cristiano Rocha da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385285640138196pt_BR
dc.contributor.referee4Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Admilson Nelson dos Santos.pdf7.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.