Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3335
Tipo documento: Dissertação
Título: Aplicação de simulações computacionais no ensino de física
Autor(es): Santos, Admilson Nelson dos
Orientador(a): Silva, Elvis Lira da
Membro da Banca: Silva, Elvis Lira da
Membro da Banca: Curvo, Eduardo Augusto Campos
Membro da Banca: Cunha, Cristiano Rocha da
Membro da Banca: Barros, Marcelo Paes de
Resumo : Ao longo dos tempos temos nos deparado com a forte influência das tecnologias na educação e também no ambiente dentro e fora da sala de aula. O que evidencia que as aulas ditas como tradicionais, que são ministradas da mesma forma que há décadas atrás, vem perdendo espaço para a concorrência de celulares, aplicativos, redes sociais, que por muitas vezes são mais atrativos aos alunos que as aulas tradicionais. Neste sentido, este trabalho visa auxiliar o professor na utilização de novas tecnologias para o ensino de física na eletrostática. O projeto teve como objetivo, a criação, elaboração e disponibilização de roteiros de um produto educacional que auxilie o professor na utilização de simulações computacionais no ensino dos conceitos de eletricidade no ensino médio. Espera-se que o produto possa proporcionar ao professor e aos alunos uma nova ferramenta, uma simulação computacional que evidencie os fenômenos físicos para abordagens dos conceitos da eletricidade no ensino de física. Assim, oportunizando a aprendizagem de forma mais atrativa e permitindo ao aluno a construção de conhecimentos significativos.
Resumo em lingua estrangeira: Over time we have come across the strong influence of technologies on education as well as on the environment inside and outside the classroom. This shows that traditional classes, taught in the same way as they were decades ago, have been losing space for the competition of cell phones, applications, social networks, which are often more attractive to students than traditional classes. In this sense, this work aims to assist the teacher in the use of new technologies for the teaching of electrostatic physics. The purpose of the project was to create, elaborate and make available the scripts of an educational product that will help the teacher in the use of computational simulations in the teaching of electricity concepts in high school. It is hoped that the product can provide the teacher and the students with a new tool, computational simulation, that shows the physical phenomena to approach concepts in physics teaching. Thus, making learning more attractive and allowing the student to construct meaningful knowledge.
Palavra-chave: Simulações computacionais
Eletricidade
Ensino de física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Computational simulations
Electricity
Physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: SANTOS, Admilson Nelson dos. Aplicação de simulações computacionais no ensino de física. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3335
Data defesa documento: 4-Dez-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Admilson Nelson dos Santos.pdf7.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.