Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jâhnnata Estela Maxuele Maciel dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T13:37:12Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18 | - |
dc.date.available | 2022-06-29T13:37:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jâhnnata Estela Maxuele Maciel dos Santos. Aprendendo cinemática no ensino fundamental: uma abordagem lúdica. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3343 | - |
dc.description.abstract | Kinematics is one of the introductory themes to physics teaching in elementary school. The subject is sometimes presented with little enthusiasm by teachers and arousing interest in the student becomes almost impossible under these conditions. Another problem encountered is the excess of mathematical activities unrelated to everyday or interesting situations. This dissertation presents a proposal for the teaching of kinematics using a didactic sequence guided by the significant learning of Ausubel. We study the basic concepts of kinematics, counting on the active participation of the student in the ludic activities and in the use of the application. Thus, it was verified that almost all of the students interviewed positively pointed out the efficiency of the methodology and believe that the application of Physics in elementary school is important. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-31T13:06:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf: 5155401 bytes, checksum: d584145182abf31aef425bb8a97670a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T13:37:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf: 5155401 bytes, checksum: d584145182abf31aef425bb8a97670a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-29T13:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf: 5155401 bytes, checksum: d584145182abf31aef425bb8a97670a6 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendendo cinemática no ensino fundamental : uma abordagem lúdica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Jorge Luiz Brito de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2516125498547643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Faria, Jorge Luiz Brito de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2516125498547643 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Marcelo Paes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0322922106383445 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
dc.description.resumo | A cinemática é um dos temas introdutórios ao ensino de física no ensino fundamental. O tema às vezes é apresentado com pouco entusiasmo pelos professores e despertar o interesse no aluno se torna quase impossível nessas condições. Outra problemática encontrada é o excesso de atividades matemáticas sem relação com as situações cotidianas ou interessantes. Nesta dissertação é apresentada uma proposta para o ensino de cinemática utilizando uma sequência didática orientados pela aprendizagem significativa de Ausubel. Estudamos os conceitos básicos da cinemática contando com a participação ativa do educando nas atividades lúdicas e no uso do aplicativo. Assim verificou-se que quase a totalidade dos alunos entrevistados assinalaram positivamente a eficiência da metodologia e acham importante a aplicação da Física no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Kinematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Elementary school | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cunha, Cristiano Rocha da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9385285640138196 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Craco, Luis | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3079206564893909 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Pereira, Teldo Anderson da Silva | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/1191328184875213 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf | 5.03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.