Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jâhnnata Estela Maxuele Maciel dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-29T13:37:12Z-
dc.date.available2017-12-18-
dc.date.available2022-06-29T13:37:12Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Jâhnnata Estela Maxuele Maciel dos Santos. Aprendendo cinemática no ensino fundamental: uma abordagem lúdica. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3343-
dc.description.abstractKinematics is one of the introductory themes to physics teaching in elementary school. The subject is sometimes presented with little enthusiasm by teachers and arousing interest in the student becomes almost impossible under these conditions. Another problem encountered is the excess of mathematical activities unrelated to everyday or interesting situations. This dissertation presents a proposal for the teaching of kinematics using a didactic sequence guided by the significant learning of Ausubel. We study the basic concepts of kinematics, counting on the active participation of the student in the ludic activities and in the use of the application. Thus, it was verified that almost all of the students interviewed positively pointed out the efficiency of the methodology and believe that the application of Physics in elementary school is important.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-31T13:06:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf: 5155401 bytes, checksum: d584145182abf31aef425bb8a97670a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T13:37:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf: 5155401 bytes, checksum: d584145182abf31aef425bb8a97670a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T13:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf: 5155401 bytes, checksum: d584145182abf31aef425bb8a97670a6 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendendo cinemática no ensino fundamental : uma abordagem lúdicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinemáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoA cinemática é um dos temas introdutórios ao ensino de física no ensino fundamental. O tema às vezes é apresentado com pouco entusiasmo pelos professores e despertar o interesse no aluno se torna quase impossível nessas condições. Outra problemática encontrada é o excesso de atividades matemáticas sem relação com as situações cotidianas ou interessantes. Nesta dissertação é apresentada uma proposta para o ensino de cinemática utilizando uma sequência didática orientados pela aprendizagem significativa de Ausubel. Estudamos os conceitos básicos da cinemática contando com a participação ativa do educando nas atividades lúdicas e no uso do aplicativo. Assim verificou-se que quase a totalidade dos alunos entrevistados assinalaram positivamente a eficiência da metodologia e acham importante a aplicação da Física no ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Kinematicspt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2Elementary schoolpt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Cristiano Rocha da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385285640138196pt_BR
dc.contributor.referee4Craco, Luis-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3079206564893909pt_BR
dc.contributor.referee5Pereira, Teldo Anderson da Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1191328184875213pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf5.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.