Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3343
Tipo documento: Dissertação
Título: Aprendendo cinemática no ensino fundamental : uma abordagem lúdica
Autor(es): Silva, Jâhnnata Estela Maxuele Maciel dos Santos
Orientador(a): Faria, Jorge Luiz Brito de
Membro da Banca: Faria, Jorge Luiz Brito de
Membro da Banca: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Cunha, Cristiano Rocha da
Membro da Banca: Craco, Luis
Membro da Banca: Pereira, Teldo Anderson da Silva
Resumo : A cinemática é um dos temas introdutórios ao ensino de física no ensino fundamental. O tema às vezes é apresentado com pouco entusiasmo pelos professores e despertar o interesse no aluno se torna quase impossível nessas condições. Outra problemática encontrada é o excesso de atividades matemáticas sem relação com as situações cotidianas ou interessantes. Nesta dissertação é apresentada uma proposta para o ensino de cinemática utilizando uma sequência didática orientados pela aprendizagem significativa de Ausubel. Estudamos os conceitos básicos da cinemática contando com a participação ativa do educando nas atividades lúdicas e no uso do aplicativo. Assim verificou-se que quase a totalidade dos alunos entrevistados assinalaram positivamente a eficiência da metodologia e acham importante a aplicação da Física no ensino fundamental.
Resumo em lingua estrangeira: Kinematics is one of the introductory themes to physics teaching in elementary school. The subject is sometimes presented with little enthusiasm by teachers and arousing interest in the student becomes almost impossible under these conditions. Another problem encountered is the excess of mathematical activities unrelated to everyday or interesting situations. This dissertation presents a proposal for the teaching of kinematics using a didactic sequence guided by the significant learning of Ausubel. We study the basic concepts of kinematics, counting on the active participation of the student in the ludic activities and in the use of the application. Thus, it was verified that almost all of the students interviewed positively pointed out the efficiency of the methodology and believe that the application of Physics in elementary school is important.
Palavra-chave: Cinemática
Aprendizagem significativa
Ensino fundamental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Kinematics
Meaningful learning
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: SILVA, Jâhnnata Estela Maxuele Maciel dos Santos. Aprendendo cinemática no ensino fundamental: uma abordagem lúdica. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3343
Data defesa documento: 24-Nov-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Jâhnnata Estela M. M. dos Santos Silva.pdf5.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.