Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3344
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma proposta de ensino de eletrostática com auxílio do gerador de Van de Graaff
Autor(es): Marcondes, José Vlademir Ribeiro
Orientador(a): Tasayco, Carlos Manuel Sánchez
Membro da Banca: Tasayco, Carlos Manuel Sánchez
Membro da Banca: Solorzano, Pablo Edilberto Munayco
Membro da Banca: Mello, Geison Jader
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Prado, Rogério Junqueira
Resumo : Este trabalho apresenta o relato da utilização de aula experimental com o auxílio do Gerador de Van de Graaff que busca explorar os conceitos introdutórios de eletrostática. Baseado no modelo construtivista seguiu-se os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), com a interação entre teoria e prática para tornar o conhecimento potencialmente significativo na estrutura cognitiva do aluno, em uma proposta metodológica adequada à realidade da escola onde foi desenvolvida a proposta. Foi proposto um material de apoio ao professor, que traz uma organização didática e manual da construção do Gerador de Van De Graaff, além de algumas atividades experimentais a serem desenvolvidas com o gerador, que abordam e exploram os conceitos de Eletrostática de forma interativa. Busca-se, que com o apoio deste material, seja possível estimular os alunos a compreender, questionar e buscar o conhecimento. A proposta metodológica foi desenvolvida em 3 etapas, onde as atividades experimentais foram colocadas em uma sequência didática. O material foi aplicado para alunos do terceiro ano C, turma com 23 alunos do ensino médio do período matutino da Escola Estadual Prof. Domingos Ap. dos Santos, localizada na Praça Francisco Clarion – Núcleo Habitacional São José II, na cidade de Rondonópolis/MT. Como instrumento de orientação, coleta de dados e avaliação, foi utilizado um Pré e um Pós Teste, além do Diagrama de V. A análise dos dados coletados teve cunho qualitativo e com base nos dados coletados pode-se observar indícios que o material contribuiu para a motivação dos alunos e a promoção da Aprendizagem Significativa dos conceitos de eletrostática.
Resumo em lingua estrangeira: This work presents the report of the use of experimental class with the help of the Van de Graaff Generator that seeks to explore the introductory concepts of electrostatics. Based on the constructivist model we followed the assumptions of Meaningful Learning Theory (MLT), with the interaction between theory and practice to make knowledge potentially significant in the cognitive structure of the student, in a methodological proposal appropriate to the reality of the school where the proposal. A teacher support material has been proposed, which includes a didactic and manual organization of the Van De Graaff Generator, as well as some experimental activities to be developed with the generator, which approach and explore the concepts of electrostatics interactively. It is sought, with the support of this material, to stimulate students to understand, question and seek knowledge. The methodological proposal was developed in 3 stages, where the experimental activities were placed in a didactic sequence. The material was applied to students of the third year C, class with 23 high school students of the morning period of the State School Prof. Domingos Ap. Dos Santos, located at square Francisco Clarion - São José II Housing Nucleus, in the city of Rondonópolis / MT. As an instrument of orientation, data collection and evaluation were used a Pre and a Post Test, as well as the Diagram V. The analysis of the collected data had a qualitative character and based on the collected data it is possible to observe indications that the material contributed to The motivation of students and the promotion of Significant Learning of the concepts of electrostatics.
Palavra-chave: Aprendizagem significativa
Aula experimental
Sequência didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Significant learning
Experimental class
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: MARCONDES, José Vlademir Ribeiro. Uma proposta de ensino de eletrostática com auxílio do gerador de Van de Graaff. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3344
Data defesa documento: 21-Aug-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_José Vlademir Ribeiro Marcondes.pdf2.89 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.