Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3345
Tipo documento: Dissertação
Título: O uso de aplicativo Web como facilitador da aprendizagem para o ensino de Termometria e Energia Térmica
Autor(es): Torres, Luís Otávio Ramos
Orientador(a): Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Barros, Marcelo Paes de
Membro da Banca: Perez, Silvana
Membro da Banca: Bento, Ricardo Rodrigues de França
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Resumo : Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Aplicativo Web que pretende facilitar e dar maior objetividade ao ensino de Termologia para alunos do Ensino Médio, inserindo-os nesta ciência de uma forma mais prática e objetiva, procurando, por meio da pesquisa sobre temas de interesse, criar uma visão mais simples sobre a física e então despertar uma vontade nos alunos do ensino médio em aprender e compreender melhor os assuntos abordados por eles em sua trajetória acadêmica. Para isso, utilizaremos os métodos de ensino-aprendizagem: Ensino sob Medida e Instrução pelos Colegas. Aplicamos nosso produto em três turmas do Ensino Médio de uma escola privada de Cuiabá-MT. O material desenvolvido e a escolha dos métodos de ensino foram subsidiados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Utilizamos a seguinte dinâmica em nosso trabalho: os alunos leram um texto de apoio, que nós elaboramos, sobre nosso tema. Sugerimos a uma professora de Língua Portuguesa que usasse uma aula dela para interpretar, com os alunos, o texto que elaboramos. Depois da aula de interpretação, aplicamos o pré-teste. Com base no resultado deste pré-teste, preparamos e ministramos a aula propriamente dita de Física, dando ênfase aos pontos que os discentes apresentaram maior dificuldade. Feito isso, fizemos a aula onde utilizamos nosso produto que configurou o pós-teste. Por fim, aplicamos um questionário de avaliação da metodologia que empregamos em nosso trabalho. Após a análise dos dados coletados, podemos dizer que houve evidências de aprendizagem significativa dos conceitos abordados.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to create a Web Application, described in the Java programming language, which aims to give greater objectivity to the teaching of Thermology for high school students, inserting them in this science in a more practical and objective way, seeking, through Research on topics of interest, create a simpler view about physics and then awaken a willingness in high school students to learn and better understand the subjects addressed by them in their academic trajectory. For this, we used the teaching-learning methods: just in time Teaching Instruction and peer Instruction. We applied our product in three high school classes of a private school in Cuiabá-MT. The material developed and the choice of teaching methods were subsidized by the Significant Learning Theory of Ausubel. We used the following dynamics in our work: the students read a supporting text, which we elaborated, on the subject we were working on. We suggested to a Portuguese teacher that she used a class of her to interpret, with the students, the text that we elaborated. After the interpretation class, we applied the pre-test. Based on the result of this pre-test, we prepared and taught the actual physics class, emphasizing the points that the students had the greatest difficulty. After that, we did the class where we used our product that configured the post-test. Finally, we applied to the students a questionnaire evaluating the methodology that we used in our work. After analyzing the collected data, we can say that there was evidence of significant learning of the concepts addressed.
Palavra-chave: Ensino sob medida
Instrução pelos colegas
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Just-in-time teaching
Peer instruction
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: TORRES, Luís Otávio Ramos. O uso de aplicativo Web como facilitador da aprendizagem para o ensino de Termometria e Energia Térmica. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3345
Data defesa documento: 3-Oct-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Luís Otávio Ramos Torres.pdf5.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.