Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3346
Tipo documento: Dissertação
Título: Aplicação da Lei de Lenz-Faraday em experimentos potencialmente significativos para o ensino aprendizagem
Autor(es): Fares, Mohamad Imad Escobar
Orientador(a): Tasayco, Carlos Manuel Sánchez
Membro da Banca: Tasayco, Carlos Manuel Sánchez
Membro da Banca: Prado, Rogério Junqueira
Membro da Banca: Martinho, Valquíria Ribeiro de Carvalho
Membro da Banca: Jorge Neto, Miguel
Resumo : Esta dissertação intitulada Aplicação da Lei de Lenz-Faraday em experimentos potencialmente significativos para o ensino aprendizagem foi desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Física da Universidade Federal de Mato Grosso, e tem como objetivo analisar a aplicabilidade de experimentos potencialmente significativos para a compreensão de conceitos abstratos no que se refere ao ensino de Física no Ensino Médio. Para referendar teoricamente esta pesquisa, buscamos na teoria de Ausubel (1978) argumentos para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e nos conceitos de Halliday; Resnick e Walker (2009) acerca do Eletromagnetismo. Esta pesquisa foi realizada com os alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Macedo Rodrigues em Várzea Grande/MT. Foi construída uma sequência de quatro experimentos potencialmente significativos, relacionados a indução eletromagnética, associados a materiais de apoio. Ao final dos experimentos foi aplicado um questionário referente ao tema em questão. Além dos questionários, como instrumento de coleta de dados foram utilizados o registro das observações feitas durante as aulas. A proposta de produto educacional consiste em um gerador elétrico feitos com materiais de baixo custo associados a um motor elétrico simples que estão descritos neste trabalho. A partir da aplicação destes experimentos para a compreensão do conceito de eletromagnetismo, pudemos perceber a melhoria na aprendizagem dos alunos, bem como a melhoria da participação e envolvimento destes nas aulas de Física.
Resumo em lingua estrangeira: Master's Dissertation submitted to the Post-Graduation Program Federal University of Mato Grosso in the Professional Master's Degree Course in Physics Teaching (MNPEF), as part of the requirements to obtain a Master's Degree in Physics Teaching The proposal of this work is an alternative for the improvement of the learning process of Physics of High School, through experiments potentially significant for the teaching of Physics especially for electromagnetism. The teaching of non-high school physics in the traditional way may be difficult to understand theoretically for a few moments required of students a capacity for abstraction a little higher than the costume. It was chosen as a group of samples of the students of two classes of the third year of high school of the school Maria Macedo Rodrigues, located in the municipality of Várzea Grande MT. Aiming at a greater practical theoretical involvement, a sequence of two potentially significant experiments, related to electromagnetic induction, associated with support materials, was constructed as well as a study of the construction of each experiment. At the end of the experiments, a questionnaire related to the subject was applied. A methodology used incorporated data collection, participatory observations, lectures and a multiple-choice questionnaire. An educational product offering consisting of an electric generator with low cost materials associated with an electric motor that is currently in compliance with the present as instructions for its manufacture to be mandatory for other people who are interested in the subject. The results obtained are very interesting and productive from the pedagogical point of view, since all the students are lenient, they claimed an improvement in the understanding of the phenomena addressed.
Palavra-chave: Ensino de física
Lenz - Faraday
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics education
Faraday - Lenz
Significant learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: FARES, Mohamad Imad Escobar. Aplicação da Lei de Lenz-Faraday em experimentos potencialmente significativos para o ensino aprendizagem. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3346
Data defesa documento: 5-Dec-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Mohamad Imad Escobar Fares.pdf2.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.