Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito Junior, Ediney de-
dc.date.accessioned2022-06-29T13:53:51Z-
dc.date.available2018-12-21-
dc.date.available2022-06-29T13:53:51Z-
dc.date.issued2018-11-08-
dc.identifier.citationBRITO JUNIOR, Ediney de. Desafios para ensinar e aprender história: aprendizado e educação histórica. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3350-
dc.description.abstractThe present paper brings together the results of the first year of field research, during the 2017 school year, obtained in the classroom after the change in teacher methodology, by choosing the problematization of learning in history as a key element of its work and as from this change has given rise to new relationships between the students / teacher with the discipline of History. We start from the hypothesis / experience that the students learn history using as reference the teacher through dialogue classes and the interpretation of text as the main or only form of historical learning. The result of this equation is a little meaningful learning, besides solidifying the school as the only space of historical learning and didactic material as the only source of this space. The first evidence shows that when introducing the new methodology, students developed a taste for historical research, resulting in a re-signification of their connections with the discipline itself and, on the other hand, the teacher started to feel part of this process, experiencing their role as a teacher / researcher. As a theoretical reference, we align ourselves with the research, studies and research in the field of Historical Education regarding the process of historical cognition and the origin of this "movement" in Germany and the ideas of the researcher and historian Jörn Rüsen. We have as methodological presupposition the concept of the workshop class in the perspective of Historical Education, which is based on Barcapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-07-21T13:36:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ediney de Brito Junior.pdf: 2260832 bytes, checksum: 2221d0b8cdeb03cdbf5cf7b74ecec39e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T13:53:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ediney de Brito Junior.pdf: 2260832 bytes, checksum: 2221d0b8cdeb03cdbf5cf7b74ecec39e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T13:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ediney de Brito Junior.pdf: 2260832 bytes, checksum: 2221d0b8cdeb03cdbf5cf7b74ecec39e (MD5) Previous issue date: 2018-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesafios para ensinar e aprender história : aprendizado e educação históricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCognição históricapt_BR
dc.subject.keywordDidática da históriapt_BR
dc.subject.keywordEducação históricapt_BR
dc.subject.keywordPensamento histórico e Mato Grossopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandra Lima da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035434886894830pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandra Lima da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035434886894830pt_BR
dc.contributor.referee2Dourado, Nileide Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7694739889520072pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7971055605462249pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho reúne os resultados do primeiro ano de pesquisa de campo, durante o ano letivo de 2017, obtidos em sala de aula após à mudança na metodologia do professor, ao se eleger a problematização do aprendizado em história como elemento chave do seu labor e como a partir desta mudança fez surgir novas relações entre os alunos/professor com a disciplina de História. Partimos da hipótese/experiencia que os alunos aprendem história utilizando como referência o professor através de aulas dialogadas e a interpretação de texto como a principal ou única forma de aprendizagem histórica. O resultado desta equação é um aprender pouco significativo, além de solidificar a escola como o único espaço de aprendizagem histórica e o material didático como única fonte deste espaço. As primeiras evidencias demostram que ao se introduzir a nova metodologia, os alunos desenvolveram o gosto pela pesquisa histórica, resultando em uma ressignificação de suas ligações com a própria disciplina e por outro lado, o professor passou a se sentir parte construtora deste processo vivenciando seu papel como professor/pesquisador. Como referencial teórico nos alinhamos com as pesquisas, estudos e investigação no campo da Educação Histórica no que tange ao processo de cognição histórica e a origem deste “movimento” na Alemanha e as ideias do pesquisador e historiador Jörn Rüsen. Temos como pressuposto metodológico o conceito da aula oficina na perspectiva da Educação Histórica, que se fundamenta em Barca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Historical cognitionpt_BR
dc.subject.keyword2Didactics of historypt_BR
dc.subject.keyword2Historical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Historical thought and Mato Grossopt_BR
dc.contributor.referee3Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728209127429787pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Ediney de Brito Junior.pdf2.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.