Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3350
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Desafios para ensinar e aprender história : aprendizado e educação histórica |
Autor(es): | Brito Junior, Ediney de |
Orientador(a): | Silva, Alexandra Lima da |
Membro da Banca: | Silva, Alexandra Lima da |
Membro da Banca: | Dourado, Nileide Souza |
Membro da Banca: | Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do |
Resumo : | O presente trabalho reúne os resultados do primeiro ano de pesquisa de campo, durante o ano letivo de 2017, obtidos em sala de aula após à mudança na metodologia do professor, ao se eleger a problematização do aprendizado em história como elemento chave do seu labor e como a partir desta mudança fez surgir novas relações entre os alunos/professor com a disciplina de História. Partimos da hipótese/experiencia que os alunos aprendem história utilizando como referência o professor através de aulas dialogadas e a interpretação de texto como a principal ou única forma de aprendizagem histórica. O resultado desta equação é um aprender pouco significativo, além de solidificar a escola como o único espaço de aprendizagem histórica e o material didático como única fonte deste espaço. As primeiras evidencias demostram que ao se introduzir a nova metodologia, os alunos desenvolveram o gosto pela pesquisa histórica, resultando em uma ressignificação de suas ligações com a própria disciplina e por outro lado, o professor passou a se sentir parte construtora deste processo vivenciando seu papel como professor/pesquisador. Como referencial teórico nos alinhamos com as pesquisas, estudos e investigação no campo da Educação Histórica no que tange ao processo de cognição histórica e a origem deste “movimento” na Alemanha e as ideias do pesquisador e historiador Jörn Rüsen. Temos como pressuposto metodológico o conceito da aula oficina na perspectiva da Educação Histórica, que se fundamenta em Barca. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present paper brings together the results of the first year of field research, during the 2017 school year, obtained in the classroom after the change in teacher methodology, by choosing the problematization of learning in history as a key element of its work and as from this change has given rise to new relationships between the students / teacher with the discipline of History. We start from the hypothesis / experience that the students learn history using as reference the teacher through dialogue classes and the interpretation of text as the main or only form of historical learning. The result of this equation is a little meaningful learning, besides solidifying the school as the only space of historical learning and didactic material as the only source of this space. The first evidence shows that when introducing the new methodology, students developed a taste for historical research, resulting in a re-signification of their connections with the discipline itself and, on the other hand, the teacher started to feel part of this process, experiencing their role as a teacher / researcher. As a theoretical reference, we align ourselves with the research, studies and research in the field of Historical Education regarding the process of historical cognition and the origin of this "movement" in Germany and the ideas of the researcher and historian Jörn Rüsen. We have as methodological presupposition the concept of the workshop class in the perspective of Historical Education, which is based on Barca |
Palavra-chave: | Cognição histórica Didática da história Educação histórica Pensamento histórico e Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Historical cognition Didactics of history Historical education Historical thought and Mato Grosso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | BRITO JUNIOR, Ediney de. Desafios para ensinar e aprender história: aprendizado e educação histórica. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3350 |
Data defesa documento: | 8-Nov-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Ediney de Brito Junior.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.