Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3384
Tipo documento: Tese
Título: Comunidade, educação e meio ambiente : um estudo de caso na comunidade de São Miguel do Flexal, Pracuúba, Amapá, Brasil
Autor(es): Monteiro, Márcio Moreira
Orientador(a): Guarim Neto, Germano
Membro da Banca: Guarim Neto, Germano
Membro da Banca: Gaspar, Waldir José
Membro da Banca: Freire, Ermelinda Maria De Lamonica
Membro da Banca: Torres, Glauce Viana de Souza
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Resumo : A presente pesquisa focaliza como eixo central de investigação, a compreensão sobre as condições e experiências de vida compartilhadas na comunidade de São Miguel do Flexal e suas influências na alteração ou conservação do meio ambiente, bem como, no Ensino de Ciências desenvolvido na escola local. Busca-se, com este estudo, realizar um intenso exercício de reflexão sobre as condições educacionais e socioeconômicas experimentadas nessa região, assim como, da relação comunidade/natureza, caracterizada por singularidades, visto sua localização e seus aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos. Neste sentido, questiona-se em que termos as condições e experiências de vida compartilhadas na comunidade de São Miguel do Flexal/Pracuúba/AP influenciam a alteração ou conservação do meio ambiente, bem como, o Ensino de Ciências desenvolvido na escola local? A base metodológica teve como sustentação a Pesquisa Narrativa, efetivada por meio da Analise Textual Discursiva, considerando a necessidade de apresentar um olhar singular e interpretativo sobre os fenômenos vividos na localidade. As percepções apresentadas pelos informantes por meio de suas vozes e de minhas intepretações constituem um conjunto de preocupações, angústias e saberes que foram construídos ao longo da história dessa população a qual se caracteriza pela necessidade dos recursos naturais ainda hoje presentes na vida dos moradores, levando à constatação de que a ausência de políticas públicas das mais diversas ordens, necessidade de sobrevivência do homem local e ação de agentes externos na exploração e comércio do que é retirado da natureza contribuem decisivamente para alteração da paisagem e desaparecimento de espécies da fauna e flora local. Conhecimento dos ciclos naturais, de plantas, animais e de seres naturais e sobrenaturais que efetivamente habitam o cotidiano local, são alguns dos saberes presentes no dia a dia de quem vive esse ambiente, sendo indispensáveis à construção de uma proposta pedagógica de cunho ambiental que valorize os saberes tradicionais por meio do Ensino de Ciências desenvolvido na escola.
Resumo em lingua estrangeira: The present research focuses on the central role of the understanding of São Miguel do Flexal community‟s conditions and life experiences, as well as their influence on the alteration or conservation of the environment, and also on the science education that the local school has being developing. This study intends to carry out an intense exercise of reflection about the educational and socioeconomic conditions present in this region, as well as on the relationship between community and nature, characterized by their singularities: location and their social, cultural, environmental and economic aspects. In this sense, it was questioned in which terms the São Miguel do Flexal / Pracuúba / AP community‟s conditions and shared life experiences have been influencing on the alteration or conservation of the environment, as well as if the local school has being teaching science education. The methodological base was the Narrative Research, carried out through the Discursive Textual Analysis, considering the need to present a singular and interpretative look at these phenomena that have been happenning in the place. A set of worries, anxieties and knowledge of the informants‟ perceptions and my interpretations throughout the history of this population, concerning the need of natural resources still present in the life of the residentes – taking to the fact that the absence of public policies of the most diverse orders, the necessity for local man's survival and the action of external agents in the exploration and trade of what is taken from nature – contribute decisively to the alteration of the landscape and the disappearance of species of local fauna and flora. Knowledge of the innate cycles, plants, animals and natural and supernatural beings, that effectively inhabit the community, are some of the knowledge present in the daily life of those who live in this ambience, indispensable to the construction of an environmental pedagogical proposal, which values traditional knowledge through the teaching of science that the local school develops.
Palavra-chave: Comunidade
Conservação
Meio ambiente
Ensino de ciências
Palavra-chave em lingua estrangeira: Community
Conservation
Environment
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: MONTEIRO, Márcio Moreira. Comunidade, educação e meio ambiente: um estudo de caso na comunidade de São Miguel do Flexal, Pracuúba, Amapá, Brasil. 2018. 157 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3384
Data defesa documento: 16-Feb-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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