Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3387
Tipo documento: Tese
Título: Processos de autoria na formação de um professor pesquisador
Autor(es): Almeida, Whasgthon Aguiar de
Orientador(a): Gonzaga, Amarildo Menezes
Membro da Banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Membro da Banca: Alves, José Moysés
Membro da Banca: Forsberg, Maria Clara da Silva
Membro da Banca: Souza, Elizeu Clementino de
Membro da Banca: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Resumo : Investigação autobiográfica que trata sobre as vivências e experiências formativas de um professor pesquisador durante o seu processo de Formação Inicial e Contínua, tendo em vista o processo de autoria construído em toda a sua trajetória. Adotou-se uma abordagem de cunho qualitativo pautada no método narrativo com a utilização da técnica de Análise Compreensiva Interpretativa como forma de categorizar e estruturar os significados obtidos durante a construção da narrativa para interpretálos de maneira que evidenciassem a importância do processo de autoria na condução e ressignificação de seu fazer docente, como também na sua legitimação como professor pesquisador. A análise indicou que os processos formativos docentes, quando de fato experienciados pelo professor, podem se constituir como importantes processos de autoria docente quando caracterizados pela desconstrução, reconstrução e socialização de conhecimentos. Constatou-se que os sentimentos oriundos das tensões, anseios e necessidades presentes nas trajetórias formativas em nível de graduação, mestrado e doutorado vivenciados e experienciados pelo professor, contribuíram significativamente para que este compreendesse e valorizasse a construção do processo de autoria que o legitimou como professor pesquisador.
Resumo em lingua estrangeira: An autobiographical research which approaches personal and formative experiences of a researcher professor throughout his process of Initial and Continuous Preparation, aiming the authorship process built throughout his career. It was adopted a qualitative approach based on the narrative method using the Comprehensive Interpretative Analysis technique as a way of categorizing and structuring the meanings obtained during the construction of the narrative in order to interpret them, emphasizing the importance of the authorship process in conducting and resignification of his own teaching profession and in his legitimization as research professor. The analysis indicated that teacher preparations processes, when actually experienced by the teacher, could constitute important processes of teaching authorship, when characterized by the deconstruction, reconstruction and socialization of knowledge. It was observed that the feelings generated by the tensions, yearnings and needs present in the formative trajectories at undergraduate, master's and doctoral levels experienced by the educator contributed significantly to the understanding and appreciation the construction of the authorship process that legitimized him as a researcher professor.
Palavra-chave: Formação de professores
Narrativas autobiográficas
Processos de autoria
Professor pesquisador
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher preparation
Autobiographic narratives
Authorship processes
Researcher professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ALMEIDA, Whasgthon Aguiar de. Processos de autoria na formação de um professor pesquisador. 2018. 170 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3387
Data defesa documento: 3-Sep-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2018_Whasgthon Aguiar de Almeida.pdf4.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.