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Tipo documento: Tese
Título: Formação de professores de física : concepções de ciência e práticas formadoras no curso de licenciatura para o século XXI
Autor(es): Carvalho, Marise Piedade
Orientador(a): Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Silva, Neivaldo Oliveira
Membro da Banca: Pinheiro, Jackson Costa
Membro da Banca: Alves, José Moysés
Membro da Banca: Brito, Licurgo Peixoto de
Resumo : Esta tese trata da configuração do processo de formação inicial de professores de Física, no curso de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís, Monte Castelo. Esta experiência surge de um interesse particular que assumo como problema para dar origem à pesquisa em que busco investigar concepções de ciência e de práticas de ensino formadoras que se manifestam no curso de Licenciatura em Física do IFMA para este século XXI. Sustento a tese de que as concepções de Ciência e de práticas de formação de licenciados em Física implicam pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos que tendem a aproximar-se da educação para este século XXI. Desenvolvi uma pesquisa qualitativa de abordagem narrativa com o objetivo de compreender tais concepções. Além disso, com o propósito de apreender a realidade do objeto investigado realizei pesquisa bibliográfica e empírica. Para fundamentar a pesquisa busquei conhecimentos da Filosofia, da História da Ciência, do Ensino da Física, da Educação e Sociedade, dos Saberes Docentes e da Formação de Professores, estabelecendo permanente diálogo com as histórias e relatos das experiências dos professores no curso de Física do IFMA, entre os quais me incluo. Desenvolvi revisão documental, consultando o Projeto Pedagógico do Curso, Pareceres e Resoluções alusivos à licenciatura em Física, de caráter nacional e institucional. Na pesquisa empírica fiz uso dos seguintes procedimentos metodológicos:(i) entrevistas semi-estruturadas e (ii) anotações em diário de campo durante as reuniões de trabalho realizadas pela Comissão de Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do qual participei. Foram entrevistados 16 professores (as) sendo 14 das disciplinas da área científica e 2 da área pedagógica, os quais foram selecionados a partir dos seguintes critérios: (a) ser professor do quadro permanente da instituição; b) estar em pleno exercício da docência no curso; c) ter vinculação com a história da criação do curso e o presente da formação de professores de Física, além de d) disponibilizar-se a participar como sujeito da pesquisa proposta. O material empírico coletado foi analisado reiteradas vezes com rigor científico, utilizando procedimentos e critérios da Análise Textual Discursiva. No processo de análise dos dados foi possível apreender sentidos e significados que expressam aproximação e distanciamento de concepções de Ciência usuais, e implicações teóricometodológicas e epistemológicas na prática formadora atinente à educação para este século, as quais se encontram discutidas em três categorias, quais sejam: (i) Concepções de Ciência e formação de professores de Física para o século XXI; (ii) Currículo da Licenciatura em Física e a Educação para o século XXI e (iii)Modelo de professor de Física e de prática formadora para a Educação neste século. Os resultados das análises apontam concepções de Ciência e de práticas formadoras reveladoras de teorias, epistemologias e princípios de formação, que se distanciam e se aproximam da educação para este século, na perspectiva em que se concebe o professor consoante com as mudanças que a sociedade contemporânea exige. Conceitos, pressupostos e proposições de Currículo, assentados no modelo da racionalidade técnica, derivado do positivismo dominante emergem das representações dos formadores, como também críticas epistemológicas e propostas de ações potencializadoras de práticas formadoras reflexivas, críticas e transformadoras. O destaque é relativo ao trabalho coletivo e à formação continuada, bem como a expectativas de reestruturação da política de formação e da prática pedagógica qualificadora do processo formativo. O modelo de professor de Física e de prática formadora comparece com bases conservadoras, dominantes, mas se pode apreender potencialidades pedagógicas de formação do professor de Ciências/de Física que se ponha nas dimensões técnica, política, ética, estética e cidadã.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis deals with the configuration of the process of initial training of Physics teachers, in the course of Teaching Training of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís, Monte Castelo, Estado do Maranhão – Brazil. This experience arises from a particular interest that I assume as a problem to give rise to the research in which I seek to investigate conceptions of science and of teaching practices that are manifested in the training of Physics teachers in Physics of the IFMA consonant with this XXI century. Simple the thesis of that the conceptions of Science and of teaching practices expressed by the professors in the course in Physics of the IFMA imply theoreticalmethodological and epistemological presuppositions for the education of this XXI century. I developed a qualitative narrative approach research with the objective to understand the conceptions of Science, which interwoven epistemological bases and theoretical and methodological assumptions in the training practice of the undergraduate course in Physics. In addition, in order to grasp the reality of the object I was willing to investigate I carried out bibliographical and empirical research. In order to support the research, I sought knowledge of Philosophy, History of Science, Teaching of Physics, Education and Society, Teaching Knowledge and Teacher Training establishing a permanent dialogue with the stories and reports of teachers' experiences in the Physics of the IFMA, among which I am included. I developed documentary revision, consulting the Pedagogical Project of the Course, Opinions and Resolutions allusive to the degree in Physics, of national and institutional character. In the empirical research I used the following methodological procedures: (i) semi-structured interviews and (ii) field diary entries in the meetings held during the work to reformulate the Pedagogical Project of the Course (PPC) of which I participated. We interviewed 16 teachers 14 from the scientific area and 2 from the pedagogical area who were selected based on the following criteria: (a) to be a professor of the institution's permanent staff; b) be in full exercise of teaching in the course; c) be linked to the past and present history of the course, and d) to be willing to participate as a subject of the proposed research. The collected empirical material was analyzed several times with scientific rigor using procedures and criteria of the Discursive Textual Analysis. In the process of data analysis it was possible to perceive meanings and meanings that express the approximation and distancing of usual conceptions of Science and theoretical-methodological and epistemological implications in the educational practice related to education for this century, which are discussed in three categories, which are: (i) Conceptions of Science and training of Physics teachers for the 21st century; (ii) Curriculum of the Degree in Physics and Education for the 21st century and (iii) Model of teacher of Physics and training practice for Education in this century. The results of the analyzes obtained as a result of the Textual Analysis point to conceptions of Science and formative practices revealing theories, epistemologies and principles of formation, which distance themselves and approach education for this century, from the point of view of the teacher consonant with the changes that contemporary society demands. Based on the model of technical rationality derived from dominant positivism, concepts, presuppositions and propositions of curriculum emerge from the representations of the trainers, as well as epistemological critiques and proposals for actions that empower reflective, critical and transformative formative practices. The emphasis is on collective work and on-going training, as well as the expectations of restructuring the training policy and the pedagogical practice that qualifies the training process. The model of teacher of Physics and of formative practice appears with conservative, dominant bases, but one can apprehend pedagogical potentialities of the teacher of Sciences / Physics that is put in the technical, political, ethical, aesthetic and citizen dimensions.
Palavra-chave: Formação de professores
Ciência e educação para o século XXI
Práticas pedagógicas do ensino de física
Questões epistemológicas do ensino de física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher training
Science and education for the 21st century
Pedagogical practices of the teaching of physics
Epistemological questions of physicsteaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: CARVALHO, Marise Piedade. Formação de professores de física: concepções de ciência e práticas formadoras no curso de licenciatura para o século XXI. 2019. 183 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3394
Data defesa documento: 19-Fev-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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