Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3396
Tipo documento: Tese
Título: O treino da aplicação de regras do cálculo diferencial e integral para estudantes de ciências biológicas : um enfoque na filosofia de Wittgenstein
Autor(es): Sousa Neto, Pablo Roberto de
Orientador(a): Gonçalves, Tadeu Oliver
Membro da Banca: Gonçalves, Tadeu Oliver
Membro da Banca: Nunes, José Messildo Viana
Membro da Banca: Mendes, Iran Abreu
Membro da Banca: Monteiro, Hélio Simplicio Rodrigues
Membro da Banca: Silva, Paulo Vilhena da
Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os estudantes do curso de Ciências Biológicas do IFMA interpretam e aplicam regras na aprendizagem do cálculo diferencial e integral. Para tanto, dividimos a pesquisa em quatro partes. A primeira trata do delineamento da pesquisa, nela descrevemos o problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia. A partir de um estudo bibliográfico mostramos a significância do problema para a área de educação matemática. Na segunda parte, apresentamos a fundamentação teórica que contribuiu para a construção das categorias de análise, análise dos dados e interpretação dos resultados da pesquisa. Para esse fim, buscamos subsídios nas Investigações Filosóficas de Ludwig Wittgenstein, no tocante à questão da linguagem e a percepção de aspectos nos objetos matemáticos, com o intuito de mostrar que as interpretações subjetivas sobre esses objetos muitas vezes são investigadas em detrimento da linguagem. Compõem esta parte quatro seções: na primeira, apresentamos a concepção de linguagem wittgensteiniana; na segunda, tratamos da aplicação de regras; na terceira, destacamos a perspectiva wittgensteiniana acerca das expressões ver e ver-como; por último, apresentamos o entendimento wittgensteiniano no diz respeito ao termo treinamento. Já na terceira parte, apresentamos o resultado do que nomeamos de Avaliação Diagnóstica, que foi aplicada aos estudantes matriculados na disciplina de Cálculo do curso de Ciências Biológicas. Finalmente, na quarte parte, realizamos as análises dos dados produzidos pelos estudantes em situação de aprendizagem. O propósito consistiu em analisar os passos dos estudantes quanto aos aspectos de ver a expressão algébrica que define uma função como uma expressão que esteja preparada para a aplicação de regras matemáticas no cálculo de limites. As análises nos mostraram que o treino da aplicação de regras, através da técnica de fazer e refazer o uso das regras nas mais diversas situações possíveis, mediante exercícios assistidos, no sentido de esclarecer os resíduos deixados pelo processo de formalização da linguagem e dissolver confusões conceituais, contribui significativamente para a aprendizagem dos estudantes. Por conseguinte, concluímos que o treino é a forma de inserir os estudantes no jogo de linguagem do cálculo diferencial e integral. Através do treinamento, eles constroem suas condições de sentido que os permitem fazer uso de certos termos e aplicar determinadas regras durante a realização da atividade matemática.
Resumo em lingua estrangeira: This research aimed to investigate how students of the IFMA Biological Sciences course interpret and apply rules in the learning of differential and integral calculus. For this, we divided the research into four parts. The first one deals with the research delineation, in which we describe the research problem, the objectives and the methodology. From a bibliographic study we show the significance of the problem for the area of mathematics education. In the second part, we present the theoretical foundation that contributed to the construction of the analysis categories, data analysis and interpretation of the research results. To this end, we seek subsidies in the Philosophical Investigations of Ludwig Wittgenstein, regarding the issue of language and the perception of aspects in mathematical objects, in order to show that subjective at interpretations about these objects are often investigated to the detriment of language. This part comprises four sections: in the first, we present the conception of language Wittgensteinian; in the second, we deal with the application of rules; in the third, we highlight the Wittgensteinian perspective on the expressions seeing and seeing-as; finally, we present the wittgensteinian understanding with regard to the term training. In the third part, we present the result of what we call Diagnostic Assessment, which was applied to students enrolled in the discipline of Calculation of the course of Biological Sciences. Finally, in the fourth part, we perform the analysis of the data produced by students in learning situations. The purpose was to analyze the students footsteps regarding the aspects of seeing the algebraic expression that defines a function as an expression that is prepared for the application of mathematical rules in the calculation of limits. The analyzes showed us that the training of the application of rules, through the technique of making and redoing the use of rules in the most diverse possible situations, through assisted exercises, in the sense of clarify the residues left by the language formalization process and to dissolve conceptual confusions , contributes significantly to student learning. Therefore, we conclude that training is the way to insert students in the language game of differential and integral calculus. Through training, they build their conditions of sense that allow them to make use of certain terms and apply certain rules during the realization of the mathematical activity.
Palavra-chave: Linguagem
Ver e ver-como
Treinamento
Wittgenstein
Palavra-chave em lingua estrangeira: Language
Seeing and seeing-as
Training
Wittgenstein
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SOUSA NETO, Pablo Roberto de. O treino da aplicação de regras do cálculo diferencial e integral para estudantes de ciências biológicas: um enfoque na filosofia de Wittgenstein. 2019. 195 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3396
Data defesa documento: 21-Nov-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2019_Pablo Roberto de Sousa Neto.pdf1.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.