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http://ri.ufmt.br/handle/1/3398
Tipo documento: | Tese |
Título: | Narrativas e aprendizagens da docência na licenciatura em matemática da UNEMAT/Sinop : uma experiência no estágio supervisionado |
Autor(es): | Troian, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli |
Orientador(a): | Bittar, Marilena |
Membro da Banca: | Bittar, Marilena |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes |
Membro da Banca: | Ferreira, Ana Cristina |
Membro da Banca: | Souza, Luzia Aparecida de |
Resumo : | A presente tese insere-se no campo dos estudos que buscam compreender o desenvolvimento profissional dos professores. No rol das pesquisas que tomam como objeto o pensamento do professor, tem a formação inicial como contexto investigativo. Partindo da hipótese que durante o Estágio Curricular Supervisionado, aprendizagens para a docência são construídas e a utilização de narrativas, ao possibilitarem reflexões sobre suas práticas, mostra-se um recurso auxiliar desta construção, se estrutura a partir da questão central: o que as narrativas dos licenciandos em Matemática, produzidas durante o Estágio Curricular Supervisionado, revelam sobre suas aprendizagens para a docência? As narrativas, produzidas em forma de Memoriais de Formação, perpassam o método autobiográfico e as histórias de vida narradas a partir da perspectiva de quem as escreve. Os pressupostos teóricos que dão sustentação à investigação referem-se aos estudos sobre formação inicial de professores de matemática e à construção das aprendizagens para a docência tendo como base a discussão sobre os saberes docentes necessários à prática educativa. Tem como destaque o Estágio Curricular Supervisionado como espaço institucionalizado das primeiras aprendizagens para a docência. Os pressupostos metodológicos que orientam a investigação encontram-se no substrato metodológico das narrativas (auto)biográficas. Os Memoriais de Formação, produzidos por dois grupos de licenciandos em Matemática ao longo de cinco semestres letivos são os instrumentos investigativos. As possibilidades interpretativas a partir da análise das narrativas produzidas pelos licenciandos revelam que estes consideram o Estágio Supervisionado como espaço importante para a construção das aprendizagens para a docência e de suas identidades de professores. Revelam também a fragilidade formativa que o curso de Matemática oferece em relação a concepção de formação docente que os licenciandos vivenciam ao longo do curso. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study is a part of the search area that intend to understand the teachers professional development . Among the researches that aim to teacher’s thinking is the initial training as an investigative context. Based on the assumption that during the Supervised Curricular Stage, learning for teaching is constructed and the use of narratives, by allowing reflections on their practices, shows itself as an auxiliary resource of this construction, structured from the central question: what do the narratives of the licenciandos in Mathematics, produced during the Supervised Curricular Internship, about their learning for teaching? The narratives, produced as training memorial, trace the autobiographical method and life histories narrated from the perspective of the writer. The theoretical presuppositions that give support to the investigation refers to the studies about initial formation of mathematics teachers and to the construction of the learning for the teaching based on the discussion about the teachers knowledge necessary to the educational practice. The Supervised Curricular Stage as an institutionalized space of the first learning for teaching is notable. The methodological assumptions that guide this research are found in the methodological substrate of (auto) biographical narratives. The Training Memorials produced by two groups of Mathematics graduates over five academic semesters are the investigative instruments. The interpretive possibilities are based on the analysis of the narratives produced by these graduating reveal that they consider the Supervised Curricular Stage as an important space for the construction of the learning for the teaching and of their teachers identities . They also reveal the formative fragility thatthe mathematics course offers in relation to the conception of teacherformation that they experienced throughout the course. |
Palavra-chave: | Formação inicial Estágio curricular supervisionado Educação matemática Narrativas docentes |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Initial formation Supervised internship Training memorials Educational narratives |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | TROIAN, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli. Narrativas e aprendizagens da docência na licenciatura em matemática da UNEMAT/Sinop: uma experiência no estágio supervisionado. 2019. 236 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3398 |
Data defesa documento: | 30-Abr-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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