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Tipo documento: Tese
Título: A complementaridade entre sentido e referência dos símbolos da matemática
Autor(es): Santana, Geslane Figueiredo da Silva
Orientador(a): Otte, Michael Friedrich
Membro da Banca: Otte, Michael Friedrich
Membro da Banca: Abido, Alexandre Silva
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Schubring, Gert Felix
Membro da Banca: Barros, Luiz Gonzaga Xavier de
Resumo : Esta pesquisa objetivou discutir os reflexos na Educação Matemática da utilização de uma abordagem semiótica focada na complementaridade entre sentido e referência de símbolos da Matemática. Para tanto, foi analisado o desenvolvimento histórico das representações semióticas na Matemática e nas Ciências a partir da Revolução Científica ocorrida no século XVII, período em que, segundo Foucault, baseou-se essencialmente na compreensão da relativa independência entre sentido e referência das representações simbólicas. Também analisamos o trabalho de Cassirer, que reconheceu a importância da Revolução Copernicana da Epistemologia de Kant, e o trabalho de Descartes que soube explorar muito bem esse novo ambiente criado. Os referenciais teóricos foram Kant (1787/2001), Peirce (1931-1935; 1958) e Otte (1993b; 2003a; 2012). A metodologia foi baseada na Semiótica, com o aporte de uma análise que permite o entrelaçamento de eventos e fatos sob uma perspectiva teórica, buscando características complementares. A compreensão complementarista da Matemática, percebida na Teoria Axiomática desenvolvida por Grassmann (1844; 1861), e a obra de Graeub, que introduziu uma nova abordagem da Álgebra Linear, complementar à abordagem vigente à época, também foram analisadas. Como resultado, foram identificadas implicações para a Educação Matemática, como o fato de que a abordagem semiótica evita a dicotomia usual entre psicologismo e platonismo, oferecendo uma visão sintética de como aprender e conhecer a Matemática.
Resumo em lingua estrangeira: This research aimed to discuss the reflections in Mathematical Education of the use of a semiotic approach focused on the complementarity between meaning and reference of symbols of mathematics. Therefore, it was analyzed the historical development of the semiotic representations in Mathematics and Sciences from the Scientific Revolution occurred in the 17th century, a period in which, according to Foucault, was based essentially on the understanding of the relative independence between sense and reference of the symbolic representations. We also analyzed the work of Cassirer, who recognized the importance of the Copernican Revolution of Kant's Epistemology, and the work of Descartes, who knew how to explore this new environment very well. The theoretical references were Kant (1787/2001), Peirce (1931-1935; 1958) and Otte (1993b; 2003a; 2012). The methodology was based on Semiotics, with the contribution of an analysis that allows the interweaving of events and facts from a theoretical perspective, seeking complementary characteristics. The complementary understanding of mathematics, perceived in the Axiomatic Theory developed by Grassmann (1844; 1861), and the work of Graeub, who introduced a new approach to Linear Algebra, complementary to the approach prevailing at the time, were also analyzed. As a result, implications for Mathematical Education were identified, such as the fact that the semiotic approach avoids the usual dichotomy between psychology and platonism, offering a synthetic view of how to learn and know mathematics.
Palavra-chave: Educação matemática
Semiótica
Complementaridade
Álgebra linear
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Semiotics
Complementarity
Linear algebra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SANTANA, Geslane Figueiredo da Silva. A complementaridade entre sentido e referência dos símbolos da matemática. 2019. 180 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3400
Data defesa documento: 17-Dec-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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