Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3463
Tipo documento: | Tese |
Título: | Conhecimento e atitudes de acadêmicos de enfermagem sobre comportamento sexual e infecções sexualmente transmissíveis em pessoas idosas : estudo de intervenção |
Autor(es): | Vendramini, Ana Carolina Macri Gaspar |
Orientador(a): | Azevedo, Rosemeiry Capriata de Souza |
Membro da Banca: | Azevedo, Rosemeiry Capriata de Souza |
Membro da Banca: | Andrade, Amanda Cristina de Souza |
Membro da Banca: | Cardoso, Joana Darc Chaves |
Membro da Banca: | Rozendo, Adriano da Silva |
Membro da Banca: | Lima, Claudia Feio da Maia |
Resumo : | Avaliar o conhecimento e as atitudes de acadêmicos de enfermagem sobre o comportamento sexual e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em pessoas idosas antes e após uma intervenção educativa. MÉTODO: estudo quase-experimental do tipo antes e após. A população foi de 118 acadêmicos de enfermagem matriculados no curso de Enfermagem de uma universidade pública do estado de Mato Grosso. Incluíram-se estudantes com idade superior a 18 anos, matriculados a partir do quinto semestre. A coleta de dados ocorreu entre outubro e novembro de 2020, via on-line. Utilizaram-se questionários com seus conteúdos validados por expertises da área (IVC: 96%), com perguntas sobre características sociodemográficas, formação acadêmica e conhecimentos e atitudes sobre o comportamento sexual e as IST em pessoas idosas. A intervenção educativa foi desenvolvida em dois encontros, por meio de web conferência, com uso de recursos didáticos em formato de oficinas. Utilizaram-se dinâmicas de grupo, roteiro de perguntas e apresentação de vídeos. Os questionários foram respondidos antes e imediatamente após a intervenção. As variáveis foram relacionadas às características sociodemográficas, à formação acadêmica e ao conhecimento, como também às atitudes dos acadêmicos acerca do comportamento sexual e das IST em pessoas idosas. Realizou-se análise descritiva dos dados e para identificar a associação entre o conhecimento e as atitudes com as demais variáveis fez-se regressão linear múltipla, considerando significância estatística p=<0,05. Para comparação dos escores de conhecimento e atitude dos acadêmicos de enfermagem sobre comportamento sexual e IST em pessoas idosas antes e após à intervenção, aplicaram-se os testes t-pareado e Wilcoxon, sendo estabelecido nível de significância de 5%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com parecer número 3.924.902/2020, CAAE 29371420.0.0000.8124 e registro RBR-3rkg96p em Registros Brasileiros de Ensaios Clínicos (REBEC). RESULTADOS: as variáveis associadas ao conhecimento dos acadêmicos sobre o comportamento sexual e as IST em pessoas idosas foram faixa etária (p=0,025), contato com pessoas idosas(p=0,040), participação em atividade complementar (palestras e workshops) sobre comportamento sexual (0,025) e semestre em curso (p=<0,001/0,005). Já em relação às atitudes, apenas a variável participar em atividades complementares sobre comportamento sexual se manteve associada no modelo múltiplo (p=0,047). Os escores de conhecimento e atitude dos acadêmicos de enfermagem sobre o comportamento sexual e as IST em pessoas idosas aumentaram após a intervenção. Essas diferenças nos escores pré e pós-intervenção foram estatisticamente significativas (p<0,001). CONCLUSÃO: acadêmicos com faixa etária entre 27 e 39 anos, que têm contato próximo com idosos, que cursam entre o sétimo e o décimo semestre e que já participaram de atividades complementares sobre o comportamento sexual de idosos apresentaram maior conhecimento sobre o comportamento sexual e as IST em pessoas idosas. Aqueles que já participaram de atividades complementares acerca do comportamento sexual de idosos tiveram atitudes mais positivas sobre o tema. O conhecimento dos acadêmicos melhorou e suas atitudes tornaram-se mais positivas após a intervenção. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: To assess the knowledge and attitudes of nursing students about sexual behavior
and Sexually Transmitted Infections (STI) in elderly people before and after an educational
intervention. METHOD: a quasi-experimental study of the before and after type. The
population was 118 nursing students enrolled in the Nursing course of a public university in the
state of Mato Grosso. Students over the age of 18, enrolled from the fifth semester onwards,
were included. Data collection took place between October and November 2020, via online.
Questionnaires were used with their contents validated by experts in the area (IVC: 96%), with
questions about sociodemographic characteristics, academic background and knowledge and
attitudes about sexual behavior and STIs in elderly people. The educational intervention was
developed in two meetings, through a web conference, using didactic resources in the form of
workshops. Group dynamics, question script and video presentation were used. Questionnaires
were completed before and immediately after the intervention. The variables were related to
sociodemographic characteristics, academic training and knowledge, as well as the attitudes of
students about sexual behavior and STIs in elderly people. Descriptive data analysis was
performed and to identify the association between knowledge and attitudes with the other
variables, multiple linear regression was performed, considering statistical significance
p=<0.05. To compare the scores of knowledge and attitude of nursing students about sexual
behavior and STIs in elderly people before and after the intervention, the paired t-test and
Wilcoxon test were applied, establishing a significance level of 5%. The research was approved
by the Research Ethics Committee (CEP) under opinion number 3.924.902/2020, CAAE
29371420.0.0000.8124 and registration RBR-3rkg96p in the Brazilian Registry of Clinical
Trials (REBEC). RESULTS: the variables associated with the knowledge of students about
sexual behavior and STIs in elderly people were age group (p=0.025), contact with elderly
people (p=0.040), participation in complementary activities (lectures and workshops) on sexual
behavior (0.025) and current semester (p=<0.001/0.005). Regarding attitudes, only the variable
participating in complementary activities on sexual behavior remained associated in the
multiple model (p=0.047). The scores of knowledge and attitude of nursing students about
sexual behavior and STIs in elderly people increased after the intervention. These differences
in pre- and post-intervention scores were statistically significant (p<0.001). CONCLUSION:
students aged between 27 and 39 years old, who have close contact with the elderly, who attend
between the seventh and the tenth semester and who have already participated in
complementary activities on the sexual behavior of the elderly, presented greater knowledge
about sexual behavior and the IST in elderly people. Those who have participated in
complementary activities about the sexual behavior of the elderly had more positive attitudes
about the topic. The students' knowledge improved and their attitudes became more positive
after the intervention. RESUMEN: Evaluar los conocimientos y actitudes de los estudiantes de enfermería sobre la conducta sexual y las Infecciones de Transmisión Sexual (ITS) en personas mayores antes y después de una intervención educativa. MÉTODO: estudio cuasi-experimental del tipo antes y después. La población fue de 118 estudiantes de enfermería matriculados en el curso de Enfermería de una universidad pública del estado de Mato Grosso. Se incluyeron estudiantes mayores de 18 años, matriculados a partir del quinto semestre. La recolección de datos se realizó entre octubre y noviembre de 2020, vía online. Se utilizaron cuestionarios con contenido validado por expertos en el área (CIV: 96%), con preguntas sobre características sociodemográficas, formación académica y conocimientos y actitudes sobre la conducta sexual y las ITS en personas mayores. La intervención educativa se desarrolló en dos encuentros, a través de una conferencia web, utilizando recursos didácticos en forma de talleres. Se utilizaron dinámicas de grupo, guión de preguntas y presentación en video. Los cuestionarios se completaron antes e inmediatamente después de la intervención. Las variables se relacionaron con las características sociodemográficas, la formación académica y los conocimientos, así como las actitudes de los estudiantes sobre la conducta sexual y las ITS en personas mayores. Se realizó un análisis descriptivo de los datos y para identificar la asociación entre conocimientos y actitudes con las demás variables se realizó regresión lineal múltiple, considerando significancia estadística p = <0.05. Para comparar los puntajes de conocimiento y actitud de estudiantes de enfermería sobre conducta sexual e ITS en ancianos antes y después de la intervención, se aplicó la prueba t pareada y la prueba de Wilcoxon, estableciendo un nivel de significancia del 5%. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética en Investigación (CEP) bajo opinión número 3.924.902 / 2020, CAAE 29371420.0.0000.8124 y registro RBR3rkg96p en el Registro Brasileño de Ensayos Clínicos (REBEC). RESULTADOS: las variables asociadas al conocimiento de los estudiantes sobre conducta sexual e ITS en personas mayores fueron grupo de edad (p = 0,025), contacto con personas mayores (p = 0,040), participación en actividades complementarias (charlas y talleres) sobre conducta sexual ( 0.025) y semestre actual (p = <0.001 / 0.005). En cuanto a las actitudes, solo la variable que participa en actividades complementarias sobre la conducta sexual permaneció asociada en el modelo múltiple (p = 0,047). Los puntajes de conocimiento y actitud de los estudiantes de enfermería sobre la conducta sexual y las ITS en personas mayores aumentaron después de la intervención. Estas diferencias en las puntuaciones antes y después de la intervención fueron estadísticamente significativas (p <0,001). CONCLUSIÓN: estudiantes de entre 27 y 39 años, que tienen un contacto cercano con los mayores, que asisten entre el séptimo y el décimo semestre y que ya han participado en actividades complementarias sobre la conducta sexual de las personas mayores, presentaron mayor conocimiento sobre la conducta sexual y el IST en personas mayores. Quienes han participado en actividades complementarias sobre el comportamiento sexual de los ancianos tuvieron actitudes más positivas sobre el tema. El conocimiento de los estudiantes mejoró y sus actitudes se volvieron más positivas después de la intervención. |
Palavra-chave: | Idosos Doenças sexualmente transmissíveis Estudantes de enfermagem Educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Elderly Sexually transmitted diseases Nursing students Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | VENDRAMINI, Ana Carolina Macri Gaspar. Conhecimento e atitudes de acadêmicos de enfermagem sobre comportamento sexual e infecções sexualmente transmissíveis em pessoas idosas: estudo de intervenção. 2021. 152 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3463 |
Data defesa documento: | 30-Jun-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Ana Carolina Macri Gaspar Vendramini.pdf | 2.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.