Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalgado, Katiuska Tereza Azambuja-
dc.date.accessioned2022-08-29T15:28:57Z-
dc.date.available2021-12-20-
dc.date.available2022-08-29T15:28:57Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.citationSALGADO, Katiuska Tereza Azambuja. As poéticas e políticas do Teatro do Oprimido e decolonialidade de gênero nos caminhos de ser mais. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3480-
dc.description.abstractThe Modermity/Coloniality Project 1s a myth that breeds naturalized fictions and patriarchal wounds, tearing the community fabric where 1t 1s established. This research investigates the poetic and political powers of the Theater of the Oppressed in the decoloniality of gender, with students from MT Escola de Teatro e do Coletivo Cena Livre, fsom online theatrical games, resulting in performances by Theater of the Oppressed. The procedures used in this research-intervention are Cartography. therefore. works with the monitoring of processes. At the end of the experiment, semi-structured interviews are conducted with each participant, for further reflection. The results point to the importance of forums on naturalized fictions of gender and race. the patriarchal wounds of the modem colonial world-system in the daily lives of young people, about the interiorization of oppressors, about experiences of shared oppression, the powers of another view that sees men as human beings, the protagonism of self and ascetism, tests of breaking oppression, the relevance of disobedience to the prototypical male gender, the understanding of machismo being a structure that steals female / feminized bodies, the relevance of ancestral knowledge, and the importance of theatrical poetic creation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-08-08T14:07:09Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Katiuska Tereza Azambuja Salgado.pdf: 5053345 bytes, checksum: 326062e12690ec08cd6bf0b38ea3375b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-08-29T15:28:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Katiuska Tereza Azambuja Salgado.pdf: 5053345 bytes, checksum: 326062e12690ec08cd6bf0b38ea3375b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T15:28:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Katiuska Tereza Azambuja Salgado.pdf: 5053345 bytes, checksum: 326062e12690ec08cd6bf0b38ea3375b (MD5) Previous issue date: 2021-10-07en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs poéticas e políticas do Teatro do Oprimido e decolonialidade de gênero nos caminhos de ser maispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro do oprimidopt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Maristela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461204091007488pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039138753400212pt_BR
dc.description.resumoO Projeto da modernidade/colonialidade é um mito que engendra ficções naturalizadas e feridas patriarcais, rasgando o tecido comunitário onde se instaura. Esta pesquisa investiga as potências poéticas e políticas do Teatro do Oprimido na decolonialidade de gênero, com estudantes da MT Escola de Teatro e do Coletivo Cena Livre, a partir de jogos teatrais online, resultando em performances de Teatro do Oprimido. Os procedimentos utilizados nesta pesquisa-intervenção é a Cartografia, pois, trabalha com acompanhamento de processos. Os resultados apontam, para a importância dos fóruns sobre as ficções naturalizadas de gênero e raça, as feridas patriarcais do sistema-mundo moderno colonial nos cotidianos dos jovens, sobre a interiorização dos opressores, sobre experiências de opressões partilhadas, as potências de um outro olhar que vê os homens como seres humanos, o protagonismo de si e ascese, ensaios de rompimento de opressões, a relevância da desobediência ao gênero masculino prototípico, a compreensão do machismo ser uma estrutura que rouba os corpos femininos/feminizados, a relevância de saberes ancestrais, e a importância da criação poética teatral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Theater of the oppressedpt_BR
dc.subject.keyword2Decolonialitypt_BR
dc.subject.keyword2Genderpt_BR
dc.contributor.referee3Alcure, Adriana Schneider-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776980598490379pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Katiuska Tereza Azambuja Salgado.pdf4.93 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.