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http://ri.ufmt.br/handle/1/3480
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | As poéticas e políticas do Teatro do Oprimido e decolonialidade de gênero nos caminhos de ser mais |
Autor(es): | Salgado, Katiuska Tereza Azambuja |
Orientador(a): | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Carneiro, Maristela |
Membro da Banca: | Alcure, Adriana Schneider |
Resumo : | O Projeto da modernidade/colonialidade é um mito que engendra ficções naturalizadas e feridas patriarcais, rasgando o tecido comunitário onde se instaura. Esta pesquisa investiga as potências poéticas e políticas do Teatro do Oprimido na decolonialidade de gênero, com estudantes da MT Escola de Teatro e do Coletivo Cena Livre, a partir de jogos teatrais online, resultando em performances de Teatro do Oprimido. Os procedimentos utilizados nesta pesquisa-intervenção é a Cartografia, pois, trabalha com acompanhamento de processos. Os resultados apontam, para a importância dos fóruns sobre as ficções naturalizadas de gênero e raça, as feridas patriarcais do sistema-mundo moderno colonial nos cotidianos dos jovens, sobre a interiorização dos opressores, sobre experiências de opressões partilhadas, as potências de um outro olhar que vê os homens como seres humanos, o protagonismo de si e ascese, ensaios de rompimento de opressões, a relevância da desobediência ao gênero masculino prototípico, a compreensão do machismo ser uma estrutura que rouba os corpos femininos/feminizados, a relevância de saberes ancestrais, e a importância da criação poética teatral. |
Resumo em lingua estrangeira: | The Modermity/Coloniality Project 1s a myth that breeds naturalized fictions and patriarchal wounds, tearing the community fabric where 1t 1s established. This research investigates the poetic and political powers of the Theater of the Oppressed in the decoloniality of gender, with students from MT Escola de Teatro e do Coletivo Cena Livre, fsom online theatrical games, resulting in performances by Theater of the Oppressed. The procedures used in this research-intervention are Cartography. therefore. works with the monitoring of processes. At the end of the experiment, semi-structured interviews are conducted with each participant, for further reflection. The results point to the importance of forums on naturalized fictions of gender and race. the patriarchal wounds of the modem colonial world-system in the daily lives of young people, about the interiorization of oppressors, about experiences of shared oppression, the powers of another view that sees men as human beings, the protagonism of self and ascetism, tests of breaking oppression, the relevance of disobedience to the prototypical male gender, the understanding of machismo being a structure that steals female / feminized bodies, the relevance of ancestral knowledge, and the importance of theatrical poetic creation. |
Palavra-chave: | Teatro do oprimido Decolonialidade Gênero |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Theater of the oppressed Decoloniality Gender |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | SALGADO, Katiuska Tereza Azambuja. As poéticas e políticas do Teatro do Oprimido e decolonialidade de gênero nos caminhos de ser mais. 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3480 |
Data defesa documento: | 7-Out-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
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