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http://ri.ufmt.br/handle/1/3482
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Cultura científica no Brasil contemporâneo : historiografia da ciência e curadoria digital no Facebook |
Autor(es): | Roberto, Leonardo Afonso |
Orientador(a): | Santos, Giordanna Laura da Silva |
Membro da Banca: | Santos, Giordanna Laura da Silva |
Membro da Banca: | Osório, Patrícia Silva |
Membro da Banca: | Voltolini, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca |
Resumo : | A pesquisa em questão procura abordar um recorte da história da ciência no Brasil e perspectivas sobre o desenvolvimento da cultura científica nacional para pensar em diálogos dentro do ciberespaço, por meio de um experimento de curadoria digital no Facebook. O objeto estudado é a experiência de compartilhamento na página do Núcleo de Estudos em Tecnologia Indígena (Tecnoíndia), com ênfase no programa televisivo "Programa de Índio", produzido pela TV Universidade da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) na década de 1990, editado e compartilhado na página entre janeiro e dezembro de 2017. Procurando dar sustentação ao momento histórico em que a experiência de publicação digital do programa ocorre, a primeira parte deste trabalho volta-se para a história da ciência no Brasil, dando destaque aos diferentes contextos de desenvolvimento da ciência nacional, surgimento das principais instituições, expedições e personagens importantes nesse percurso. Em meio a isso, tratar-se-á a contextualização da criação da Universidade Federal do Mato Grosso, do Núcleo de Estudos Tecnoíndia, do “Programa de Índio” e do momento em que a experiência foi desenvolvida. Com base nos principais pontos históricos e descrição do processo de adaptação do conteúdo produzido pala TV Universidade para a página do Facebook, foi trabalhado o conceito de cultura científica a partir de cinco autores brasileiros: Miguel Ozorio de Almeida, Anísio Teixeira, Maurício Rocha e Silva, Darcy Ribeiro e Carlos Vogt. O conceito de curadoria digital, então, concerne o processo de construção das estratégias de comunicação digital para o referido conteúdo. Por fim, o desempenho dessa experiência está apresentado, por meio de dados quantitativos e qualitativos, para a reflexão acerca da viabilidade das redes sociais como ferramentas para propor um diálogo científico mais amplo diante de sua atual condição na cultura contemporânea. Proponho que, para se empreender uma divulgação efetiva do material produzido dentro de instituições científicas, a história da ciência e a cultura científica no Brasil devem ser compreendidas. É esperado, portanto, vislumbrar o caminho que constituiu a ciência nacional e o diálogo entre cultura científica e curadoria digital, para refletirmos sobre o papel da ciência nas mídias sociais. |
Resumo em lingua estrangeira: | The following research approaches a framing of Brazilian science history and its current scientific culture condition to think about cyberspace dialogs, through a digital curatory experiment on Facebook. It addresses the sharing experience of the “Programa de Índio” televisional content, produced by UFMT’s television channel (TV Universidade) in the 1990’s, edited and shared on Tecnoíndia’s research group Facebook page, between January and December of 2017. Looking to support the historical moment on which the digital sharing experience took place, the first part of this work is focused on the history of Brazilian science, highlighting the different periods of national scientific development, the foundation of the main institutions, expeditions and the appearing of important characters. Within this, the foundation of the Federal University of Mato Grosso is contextualized, as well as the research group Tecnoíndia, the “Programa de Índio” and the moment on which the referred experience is developed. Based on the main historical facts and the description of the process to adapt the content produced by the university’s television to the Facebook page, scientific culture concept is elaborated through the view of five authors: Miguel Ozório de Almeida, Anísio Teixeira, Mauricio Rocha e Silva, Darcy Ribeiro and Carlos Vogt. Afterward, the concept of digital curation is explored to think about digital curation strategies for the construction process of the referred content. Finally, the experience’s performance is presented using quantitative and qualitative data to the think about the viability of the social media use as a tool to propose a scientific dialog considering its current condition on contemporary culture. I propose that, to engage in an effective divulgation of a content produced in scientific institutions, the history of science in Brazil must be understood. It’s hoped, therefore, to comprehend the route that constitutes Brazilian national science and the dialogue between scientific culture and digital curation to think about the role of science on social media. |
Palavra-chave: | Ciência no Brasil Núcleo tecnoíndia Programa de índio Universidade Federal do Mato Grosso Curadoria digital |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Science in Brasil Tecnoíndia center Programa de índio Federal University of Mato Grosso Digital curatory |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | ROBERTO, Leonardo Afonso. Cultura científica no Brasil contemporâneo: historiografia da ciência e curadoria digital no Facebook. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3482 |
Data defesa documento: | 12-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
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