Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3483
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Espaços não formais de educação : Youtube como ferramenta de apoio à educação formal |
Autor(es): | Mouro, Mariana Cristina |
Orientador(a): | Moreira, Benedito Dielcio |
Membro da Banca: | Moreira, Benedito Dielcio |
Membro da Banca: | Mattos, Aclyse de |
Membro da Banca: | Jesus, Naine Terena de |
Resumo : | A presente pesquisa busca compreender a partir dos modos de interação como os jovens utilizam canais de educação não formal no YouTube e qual a contribuição desta relação na construção da cultura do conhecimento escolar e científico. Discute também até que ponto a busca pelos alunos de respostas nas redes, considerando inclusive a força comunicativa de professores, de especialistas (youtubers) em diferentes áreas do conhecimento, envolvidos na solução de dúvidas dos estudantes, não constituem uma extensão do ensino formal, no sentido de que as fronteiras entre o formal e não formal são questionadas pelas novas práticas culturais.. Para estudar e solucionar dúvidas, estudantes buscam na rede YouTube canais educativos em diferentes áreas do conhecimento. Neste estudo dedicamos atenção para o aprendizado da língua portuguesa, quem são seus idealizadores, apresentadores e patrocinadores, o público, e, principalmente, como se dá a interação entre os professores e usuários. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research seeks to understand from the modes of interaction in single channels how young people use non-formal education channels on YouTube and what is the contribution of this relationship in the construction of the school and scientific knowledge culture. Furthermore, discuss the extent to which surveys of student responses on the networks, including the communication strength of teachers, experts (YouTubers) in different areas of knowledge, involve solving student questions, do not use an extension of formal education, no sense that the boundaries between formal and non-formal are questioned by the new cultural practices of relating to teaching and learning. In order to carry out this study, the search channels on YouTube are geared towards learning the Portuguese language, who are its creators, presenters and sponsors, the public and, mainly, how it offers interaction between teachers and users. |
Palavra-chave: | Educação Educação não formal Educomunicação Português Youtube |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Non-formal education Educommunication Portuguese Youtube |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | MOURO, Mariana Cristina. Espaços não formais de educação: Youtube como ferramenta de apoio à educação formal. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3483 |
Data defesa documento: | 5-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Mariana Cristina Mouro.pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.