Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3484
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | El video-ensayo como forma de comunicación audiovisual académica en Iberoamérica |
Autor(es): | Sevilla, Nadia Imelda Moncada |
Orientador(a): | Oliveira, Pedro Pinto de |
Membro da Banca: | Oliveira, Pedro Pinto de |
Membro da Banca: | Moreira, Benedito Dielcio |
Membro da Banca: | Pereira, Ana Catarina dos Santos |
Resumo : | Historicamente, o audiovisual tem sido marcado pelo surgimento de novos gêneros e pela combinação de gêneros consagrados, o que o leva a ocupar espaços expositivos cada vez mais variados, inclusive aqueles que privilegiavam a palavra escrita. Na região ibero-americana, os vídeo-ensaios representam apenas uma modalidade neste espectro de expressões culturais, oscilando entre o cinema veterano, as expressões artísticas, as formas alternativas de comunicação e a academia. Esta pesquisa faz uma ponte entre a ciência e o audiovisual, através do estudo desta modalidade concebida especificamente como escrita científica, com potencial para a análise de múltiplas áreas. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o lugar do vídeo ensaio acadêmico na região ibero-americana. Para concretizar a análise proposta, foi adotada a metodologia de estudos qualitativos e estudos de caso, tomando como referência cinco periódicos científicos de Cinema, Cultura e Comunicação da região e três vídeos publicados, pretendeu-se analisar os fatores que envolveram a admissão desta escritura nas publicações selecionadas, identificar os processos de realização e suas características, principalmente aquelas que lhe conferem aquele caráter acadêmico, bem como avaliar sua autossuficiência. Tudo isso com base em fundamentos teóricos e filosóficos em torno da linguagem audiovisual, da montagem e da relação entre a palavra e a imagem, resgatando abordagens de teóricos clássicos como Sergei Eisenstein e Galvano Della Volpe, bem como posturas mais contemporâneas como as de Georges Didi-Huberman e Michel Chion, abordando uma compreensão de como essa prática constitui seu discurso científico e como ele se desdobra nesse campo. |
Resumo em lingua estrangeira: | RESUMEN: Históricamente, el audiovisual ha sido marcado por el surgimiento de nuevos géneros y la
combinación de géneros establecidos, lo que lo ha llevado a ocupar espacios de exhibición cada
vez más variados, incluyendo aquellos que solían favorecer a la palabra escrita. En la región
iberoamericana, los video-ensayos representan apenas una modalidad en este espectro de
expresiones culturales, oscilando entre el veterano cine, las expresiones artísticas, las formas
alternativas de comunicar y la academia. La presente investigación traza un puente entre la ciencia
y el audiovisual, por medio del estudio de esta modalidad concretamente concebida como escrito
científico, con potencial para el análisis de diversas áreas. El objetivo principal de esta pesquisa es
analizar el lugar del video-ensayo académico en la región iberoamericana. Para alcanzar el análisis
propuesto se adoptó la metodología de los estudios cualitativos y los estudios de caso, tomando
como referencia cinco revistas científicas de Cine, Cultura y Comunicación de la región y tres
videos publicados, se pretendió analizar los factores que rodean la admisión de esta escritura en
estas publicaciones, identificar los procesos de realización y sus características, principalmente
aquellas que le otorguen ese carácter académico, así como evaluar su autosuficiencia. Todo esto
partiendo de fundamentos teóricos y filosóficos alrededor del lenguaje audiovisual, el montaje y la
relación entre la palabra y la imagen, rescatando planteamientos de teóricos clásicos como Sergei
Eisenstein y Galvano Della Volpe, así como posturas más contemporáneas como las de Georges
Didi-Huberman y Michel Chion, aproximándonos a un entendimiento de cómo esta práctica
constituye su discurso científico y cómo se desenvuelve dentro de tal campo. ABSTRACT: Historically, the audiovisual has been marked by the emergence of new genres and the combination of established ones, which has led it to occupy increasingly varied exhibition spaces, including those that used to favor the written word. In the Ibero-American region, video-essays represent just one modality in this spectrum of cultural expressions, oscillating between cinema, artistic expressions, alternative forms of communication and academia. This research draws a bridge between science and audiovisual, through the study of this modality specifically conceived as scientific writing, with potential for the analysis of various areas. The main objective of this research is to analyze the place of the academic video essay in the Ibero-American region. To achieve the proposed analysis, the methodology of qualitative studies and case studies was adopted, taking as a reference five scientific journals of Cinema, Culture and Communication of the region and three published videos, it was intended to analyze the factors surrounding the admission of this writing in these publications, identify the processes of realization and their characteristics, mainly those that give it that academic character, as well as evaluate its self-sufficiency. All this based on theoretical and philosophical foundations around audiovisual language, montage and the relationship between the word and the image, rescuing approaches from classical theorists such as Sergei Eisenstein and Galvano Della Volpe, as well as more contemporary positions such as those of Georges Didi-Huberman and Michel Chion, approaching an understanding of how this practice constitutes his scientific discourse and how it unfolds within such field. |
Palavra-chave: | Vídeo-ensaio acadêmico Ibero-américa Ciência Escrita audiovisual Comunicação científica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Video-ensayo académico Iberoamérica Ciencia Escritura audiovisual Comunicación científica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | SEVILLA, Nadia Imelda Moncada. El video-ensayo como forma de comunicación audiovisual académica en Iberoamérica. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3484 |
Data defesa documento: | 23-Apr-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Nadia Imelda Moncada Sevilla.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.