Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3528
Tipo documento: | Tese |
Título: | Trabalho associado e pedagogia da solidariedade : produção e educação campesina na Comunidade São Manoel do Pari - MT |
Autor(es): | Cabral, Cristiano Apolucena |
Orientador(a): | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Caetano, Edson |
Membro da Banca: | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Membro da Banca: | Tafner Junior, Armando Wilson |
Membro da Banca: | Silva, Severino Bezerra da |
Membro da Banca: | Batista, Eraldo Leme |
Resumo : | A presente tese está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O texto é a síntese da pesquisa realizada na comunidade tradicional de camponeses e camponesas denominada São Manoel do Pari, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento - MT. Nesta pesquisa duas categorias serão as premissas históricas para serem observadas e analisadas: trabalho e educação; as quais outras categorias se vincularão dialeticamente apresentando as suas estruturas, processos e contradições: produção associada e autogestionada, produção agroecológica, saberes tradicionais e da experiência, cultura do trabalho, educação, território. Além de conceitos como: costume, tradição, solidariedade, coletividade, autonomia, dialogo, equilíbrio, cooperação, autodeterminação. São experiências como estas vivenciadas no cotidiano que constroem a produção ampliada da vida produzindo, de geração a geração, material e imaterialmente a existência na transformação equilibrada da natureza, utilizando-se de saberes tradicionais e da experiência, na busca de satisfação de suas necessidades. Na intenção de satisfazer as necessidades e superar as limitações eles e elas se organizam de forma produtiva familiar, associada e autogestionada para transformarem a natureza, respeitando, quando possível, os princípios agroecológicos. São determinações históricas de sua produção material e imaterial da existência que é possível perceber outra maneira de: produção, distribuição, troca e consumo; intencionalidades e utilizações de saberes; relacionar com o território e a natureza; pensar o ensino-aprendizagem na escola; experienciar a cultura do trabalho. Destas singularidades vivenciadas constituem-se as características contra hegemônicas à lógica do capital e alternativas à mesma lógica, direcionando caminhos para uma sociedade de produtores livremente associados.Desta forma, o objetivo do presente texto é identificar na complexidade da produção material e imaterial da vida da comunidade tradicional São Manoel do Pari experiências contra-hegemônicas e alternativas à lógica do capital. Para esta tese utilizou-se o método materialismo histórico e dialético e elementos da pesquisa participante, recorrendo-se de palestras, reuniões, seminários, entrevistas, rodas de conversas, diálogos e participação no cotidiano da comunidade, anotações em diário de campo, fotos e vídeos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis is linked to the Study and Research Group on Work and Education (GEPTE) of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The text is the synthesis of the research carried out in the traditional community of peasants called São Manoel do Pari, located in the municipality of Nossa Senhora do Livramento - MT. In this research, two categories will be the historical premises to be observed and analyzed: work and education; which other categories will dialectically link presenting their structures, processes and contradictions: associated and self-managed production, agroecological production, traditional knowledge and experience, work culture, education, territory. In addition to concepts such as: custom, tradition, solidarity, collectivity, autonomy, dialogue, balance, cooperation, self-determination. It is experiences like these experienced in everyday life that build the expanded production of life producing, from generation to generation, materially and immaterially the existence in the balanced transformation of nature, using traditional knowledge and experience, in the search for satisfaction of their needs. With the intention of satisfying needs and overcoming limitations, they and they organize themselves in a family, associated and self-managed way to transform nature, respecting, whenever possible, agroecological principles. They are historical determinations of its material and immaterial production of existence that it is possible to perceive another way of: production, distribution, exchange and consumption; intentionalities and uses of knowledge; relate to the territory and nature; thinking about teaching-learning at school; experience the culture of work. From these experienced singularities, the characteristics that are hegemonic to the logic of capital are constituted and alternatives to the same logic, directing paths towards a society of freely associated producers. Thus, the objective of this text is to identify in the complexity of the material and immaterial production of the life of the traditional community of São Manoel do Pari counter-hegemonic experiences and alternatives to the logic of capital. For this thesis, the historical and dialectical materialism method and elements of participatory research were used, using lectures, meetings, seminars, interviews, conversation circles, dialogues and participation in the daily life of the community, notes in field diaries, photos and videos. |
Palavra-chave: | Trabalho Educação Produção associada e autogestionada Saberes Comunidade tradicional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Work Education Associated and self-managed production Knowledge Traditional community |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CABRAL, Cristiano Apolucena. Trabalho associado e pedagogia da solidariedade: produção e educação campesina na Comunidade São Manoel do Pari – MT. 2021. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3528 |
Data defesa documento: | 1-Mar-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Cristiano Apolucena Cabral.pdf | 6.74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.