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http://ri.ufmt.br/handle/1/3544
Tipo documento: | Tese |
Título: | A cidade das meninas e dos meninos : um estudo em representações sociais com crianças |
Autor(es): | Poubel, Paula Figueiredo |
Orientador(a): | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Membro da Banca: | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Grando, Beleni Salete |
Membro da Banca: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Membro da Banca: | Palacios, Maria de Fátima Flores |
Resumo : | O presente estudo intenta compreender e analisar a relação entre o sistema de gênero e a construção do conhecimento social de crianças sobre a cidade de Cuiabá. Este se desenvolve junto ao Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT-Cuiabá). Inspirado pela Sociologia da Infância, compreende as crianças como atoras sociais, com participação ativa no processo de construção de significações sobre a realidade. Fundamenta-se teoricamente pela abordagem psicossocial a partir da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2003) e Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2009). E, a partir delas, dialoga com a epistemologia feminista, os estudos sobre gênero com enfoque para a discussão articulada entre o sistema de gênero e a Psicologia Social (FLORESPALACIOS, 2014) e a Geografia feminista (SPAIN, 1992; MASSEY, 2000. Dessa forma, delineia o processo de produção dos dados buscando a visibilidade científica da infância nos três momentos descritos na sequência: 1. Observação participante; 2. Produção de mapas da cidade e entrevistas individuais com meninas e meninos; 3. Construção de uma maquete da cidade por meninas e meninas, seguido de grupo focal. Os dados indicaram que os artefatos culturais e as práticas definidas pelos adultos, pareceram comunicar às crianças sobre a formação de dois grupos – dos meninos e das meninas – reforçados através de práticas e atividades que os separam dessa forma como, por exemplo, a fila das meninas e a fila dos meninos. A partir dos objetos, prescrições, práticas e identidades de gênero, os espaços são gendrados (SPAIN, 1992), como espaços de proteção e relaxamento para as “meninas calmas” e espaços de aventura e lazer para os “meninos agitados”. Assim, as representações sociais sobre a cidade de Cuiabá têm em comum para as crianças a escala que parte das casas das famílias, mas se diferem quando as meninas ampliam a escala para espaços de comércios que frequentam geralmente com as mães e os meninos o fazem para os parques e espaços de fazer em que são acompanhados por vezes pelos pais. Os dados produzidos indicaram não haver a representação social de uma cidade conjunta e embasam a tese de que existe uma cidade das meninas e uma cidade dos meninos. A defesa de uma identidade social de gênero, feminino ou masculino, compartilhada pelas representações sociais presentes na cultura em que as crianças investigadas estão inseridas preconizam a diferença de prescrições sociais e, por conseguinte, dos espaços entre os gêneros. Contudo, como produzido pelas crianças diante da mediação no grupo focal, as meninas e meninos reelaboram os significados e a naturalização existente em relação a tais divisões e, diante de um meio que permita a diversidade e a colaboração, criam alternativas para a cidade. O potencial da educação na construção de conhecimentos sociais que considerem a atividade criadora das crianças, seus direitos como cidadãs e a igualdade de direitos entre os gêneros, se destaca como um caminho possível para elaborar e construir a diversidade nas possibilidades da cidade e vivências nos espaços para todas e todos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aims to understand and analyze the relationship between gender system and the construction of children's social knowledge about the city of Cuiabá. This was carried out within the Research Group on Child Psychology (GPPIN), in the Postgraduate Program in Education (PPGE / UFMT-Cuiabá). Inspired by the Sociology of Childhood, it understands children as social actors, with active participation in the process of building meaning on reality. It is theoretically based on the psychosocial approach based on the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2003) and Cultural-Historical Theory (VIGOTSKI, 2009). And, from them, it dialogues with feminist epistemology; gender studies with a focus on the articulated discussion between gender system and Social Psychology (FLORES-PALACIOS, 2014); and feminist Geography (SPAIN, 1992; MASSEY, 2000). In this way, it delineates the data production process seeking the scientific visibility of childhood in the three moments described in the sequence: 1. Participant observation; 2. Production of city maps and individual interviews with girls and boys; 3. Construction of a maquette of the city by girls and boys, followed by a focus group. The data indicated that cultural artifacts and practices defined by adults seemed to communicate to children about the formation of two groups – boys and girls – reinforced through practices and activities that separate them in this way, for example, the queue of girls and the queue of the boy in the school environment. Based on objects, prescriptions, practices and gender identities spaces are divided (SPAIN, 1992) and designated as spaces for protection and relaxation for "calm girls" and spaces for adventure and leisure for "excited boys". Thus, the social representations about the city of Cuiabá have in common for the children the scale that starts from the families' houses, but they differ when girls expand the scale to commercial spaces that they usually attend with their mothers; and when boys make the difference in the parks and spaces where they are sometimes accompanied by their fathers. The data produced indicated that there is no social representation of a joint city supportting the thesis that there is a city for girls and a city for boys. The defense of a social identity of gender, feminine or masculine, shared by the social representations present in the culture in which the investigated children are inserted recommend the difference of social prescriptions and, consequently, of the spaces between genders. However, as produced by children in the face of mediation in the focus group, girls and boys re-elaborate the meanings and naturalization that exist in relation to such divisions and, faced with means that allows diversity and collaboration, create alternatives for the city. The potential of education in the construction of social knowledge that considers the creative activity of children, their rights as citizens and equal rights between genders stands out as a possible way to elaborate and build diversity in the possibilities of the city and experiences in the spaces for everyone. |
Palavra-chave: | Educação Representações sociais Crianças Gênero Cidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Social representations Children Gender City |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | POUBEL, Paula Figueiredo. A cidade das meninas e dos meninos: um estudo em representações sociais com crianças. 2021. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3544 |
Data defesa documento: | 27-May-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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