Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3593
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sodré, Rylton Marcus Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T21:26:12Z | - |
dc.date.available | 2018-05-11 | - |
dc.date.available | 2022-11-16T21:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3593 | - |
dc.description.abstract | The present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-04-27T18:06:16Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf: 3429283 bytes, checksum: 03edf7dfe5751a27901a381a04fef676 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-11-16T21:26:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf: 3429283 bytes, checksum: 03edf7dfe5751a27901a381a04fef676 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-16T21:26:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf: 3429283 bytes, checksum: 03edf7dfe5751a27901a381a04fef676 (MD5) Previous issue date: 2018-04-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociedades africanas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1215217319481353 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1215217319481353 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Renilson Rosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4919452710416508 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6273389337058318 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História para o Ensino Médio - PNLD 2012. Como procedimento metodológico, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica, realizando a leitura crítica para o desenvolvimento da pesquisa, bem como das concepções narrativas sobre a temática nas coleções História Global: Brasil e Geral (2010), História: das cavernas ao terceiro milênio (2010) e Nova História Integrada (2010), mapeando os referenciais teóricos e bibliográficos adotados pelos autores das obras ao abordar o conceito de cultura – tomando por base a discussão acerca das temáticas africana e afro-brasileira, buscando ainda identificar as permanências e mudanças culturais nos livros didáticos acerca das sociedades africanas e afro-brasileira. Os resultados da pesquisa possibilitam demonstrar que os povos africanos, nas páginas dos livros citados, ainda recebem tratamentos estereotipados, apesar de apresentar em certos momentos ações para que se eliminem os estereótipos da representação dos grupos afros como participantes do processo sociocultural e econômico na sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic books | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Afro-brazilian culture | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | African societies | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cerezer, Osvaldo Mariotto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8496570910823192 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf | 3.35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.