Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSodré, Rylton Marcus Alves-
dc.date.accessioned2022-11-16T21:26:12Z-
dc.date.available2018-05-11-
dc.date.available2022-11-16T21:26:12Z-
dc.date.issued2018-04-18-
dc.identifier.citationSODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3593-
dc.description.abstractThe present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-04-27T18:06:16Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf: 3429283 bytes, checksum: 03edf7dfe5751a27901a381a04fef676 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-11-16T21:26:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf: 3429283 bytes, checksum: 03edf7dfe5751a27901a381a04fef676 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T21:26:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf: 3429283 bytes, checksum: 03edf7dfe5751a27901a381a04fef676 (MD5) Previous issue date: 2018-04-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.keywordSociedades africanaspt_BR
dc.contributor.advisor1Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.contributor.referee1Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6273389337058318pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História para o Ensino Médio - PNLD 2012. Como procedimento metodológico, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica, realizando a leitura crítica para o desenvolvimento da pesquisa, bem como das concepções narrativas sobre a temática nas coleções História Global: Brasil e Geral (2010), História: das cavernas ao terceiro milênio (2010) e Nova História Integrada (2010), mapeando os referenciais teóricos e bibliográficos adotados pelos autores das obras ao abordar o conceito de cultura – tomando por base a discussão acerca das temáticas africana e afro-brasileira, buscando ainda identificar as permanências e mudanças culturais nos livros didáticos acerca das sociedades africanas e afro-brasileira. Os resultados da pesquisa possibilitam demonstrar que os povos africanos, nas páginas dos livros citados, ainda recebem tratamentos estereotipados, apesar de apresentar em certos momentos ações para que se eliminem os estereótipos da representação dos grupos afros como participantes do processo sociocultural e econômico na sociedade brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Didactic bookspt_BR
dc.subject.keyword2Afro-brazilian culturept_BR
dc.subject.keyword2African societiespt_BR
dc.contributor.referee3Cerezer, Osvaldo Mariotto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8496570910823192pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf3.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.