Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3593
Tipo documento: Dissertação
Título: Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012
Autor(es): Sodré, Rylton Marcus Alves
Orientador(a): Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Cerezer, Osvaldo Mariotto
Resumo : A presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História para o Ensino Médio - PNLD 2012. Como procedimento metodológico, utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica, realizando a leitura crítica para o desenvolvimento da pesquisa, bem como das concepções narrativas sobre a temática nas coleções História Global: Brasil e Geral (2010), História: das cavernas ao terceiro milênio (2010) e Nova História Integrada (2010), mapeando os referenciais teóricos e bibliográficos adotados pelos autores das obras ao abordar o conceito de cultura – tomando por base a discussão acerca das temáticas africana e afro-brasileira, buscando ainda identificar as permanências e mudanças culturais nos livros didáticos acerca das sociedades africanas e afro-brasileira. Os resultados da pesquisa possibilitam demonstrar que os povos africanos, nas páginas dos livros citados, ainda recebem tratamentos estereotipados, apesar de apresentar em certos momentos ações para que se eliminem os estereótipos da representação dos grupos afros como participantes do processo sociocultural e econômico na sociedade brasileira.
Resumo em lingua estrangeira: The present research aims to identify and analyze the uses of the concept of african and afro-brazilian culture in the textbooks of History for High School - PNLD 2012. As a methodological procedure, the Bibliographic Research was used, performing the critical reading for the (2010), History of the caves to the third millennium (2010) and New Integrated History (2010), mapping the theoretical and bibliographic references adopted by the authors of the works when approaching the concept of culture - based on the discussion about African and afro-brazilian themes, also seeking to identify the permanences and cultural changes in textbooks about african and afro-brazilian societies. The results of the research make it possible to demonstrate that the african peoples in the pages of the same ones still receive stereotyped treatments, although at times they present actions to eliminate the stereotypes of the representation of afro groups as participants in the sociocultural and economic process in society brazilian.
Palavra-chave: Livros didáticos
Cultura afro-brasileira
Sociedades africanas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Didactic books
Afro-brazilian culture
African societies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: SODRÉ, Rylton Marcus Alves. Os usos do conceito de cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história para o ensino médio - PNLD 2012. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3593
Data defesa documento: 18-Abr-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Rylton Marcus Alves Sodré.pdf3.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.