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http://ri.ufmt.br/handle/1/3606
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A política de formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso (2003-2014) |
Autor(es): | Ferreira, Rosely dos Santos |
Orientador(a): | Santos, Ivanete Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Santos, Ivanete Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Carvalho, Ademar de Lima |
Membro da Banca: | Martins, Rosana Maria |
Membro da Banca: | Santos, Catarina de Almeida |
Resumo : | Esta dissertação tem como objetivo analisar os pressupostos teórico-metodológicos da política de formação de professores da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Mato Grosso, desenvolvida no período de 2003 a 2014, pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). Para tanto, partimos da seguinte indagação: Quais são os pressupostos teórico-metodológicos da política de formação dos professores da educação de jovens e adultos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso? Trata-se uma pesquisa de natureza qualitativa, ancorada no materialismo histórico dialético, desenvolvida por meio do método dialético, que utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e entrevista semiestruturada. O estudo aponta que a ausência de uma formação específica para atuar como professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um dos problemas a serem enfrentados por essa modalidade de educação, pois, na sua prática educativa, esse professor entra em contato com várias realidades, saberes e culturas dos alunos, o que torna imperativo uma formação específica. No que diz respeito aos pressupostos teóricos- metodológicos da política de formação de professores de Mato Grosso, é possível afirmar que ela fundamenta-se em uma perspectiva crítica da educação, em que os educandos da EJA são entendidos como sujeitos que possuem saberes de experiências, ponto de partida para o processo ensinoaprendizagem; a educação como ferramenta necessária a transformação da realidade, devendo, pois, proporcionar aos jovens e adultos o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados pela humanidade, e a formação de professores da EJA como momento de pesquisa, reflexão e ação sobre a prática docente, isto é, como práxis verdadeiramente transformadora da realidade, fonte de conhecimento reflexivo e criação. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation aims to analyze the theoretical and methodological assumptions of the education policy of teachers of youth and adult education in the State of Mato Grosso, developed between 2003 and 2014, by the State of Mato Grosso (SEDUC-MT). For that, we start with the following question: What are the theoretical and methodological assumptions of the training policy of teachers of youth and adult education of the State Secretariat of Education of Mato Grosso? It is a research of a qualitative nature, anchored in dialectical historical materialism, developed through the dialectical method, which uses documentary research and semi-structured interviews as methodological procedures. The study points out that the absence of specific training to act as a teacher of Youth and Adult Education (EJA) is one of the problems to be faced by this type of education, because in its educational practice, this teacher comes into contact with the various realities, knowledge and cultures of the students, which makes specific training imperative. With regard to the theoretical and methodological assumptions of the Mato Grosso teachers' education policy, it is possible to affirm that it is based on a critical perspective of education, in which the students of the EJA are understood as subjects that have knowledge of experiences, point the process of teaching learning; education as a necessary tool for the transformation of reality, and should therefore provide young people and adults access to the knowledge historically produced and accumulated by humanity, and the training of teachers of the EJA as a moment of research, reflection and action on teaching practice, that is, as truly transforming practice of reality, source of reflective knowledge and creation. |
Palavra-chave: | Política educacional Educação de Jovens e Adultos Formação de professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Youth and Adult Education Teacher training Educational politics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | FERREIRA, Rosely dos Santos. A política de formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso (2003-2014). 2017. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3606 |
Data defesa documento: | 24-Out-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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