Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/362
Tipo documento: Dissertação
Título: Propagandas da campanha eleitoral a prefeito de Cuiabá do segundo turno de 2012 : aspectos discursivos
Autor(es): Conceição, Rosineide Maria da
Orientador(a): Cox, Maria Inês Pagliarini
Membro da Banca: Cox, Maria Inês Pagliarini
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Albuquerque, Judite Gonçalves de
Resumo : Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa “Práticas textuais e discursivas: múltiplas abordagens”. Buscou desenredar o(s) discurso(s) que permearam a campanha a prefeito de Cuiabá em 2012, tal como fora veiculada no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral pela televisão aberta (doravante HGPE/TV), no segundo turno, disputado por Mauro Mendes, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Ludio Cabral, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Teve por objetivo: apreender as relações interdiscursivas que permearam as propagandas do HGPE/TV; compreender como as propagandas políticas se construíram como cenas de enunciação (cena englobante, cena genérica e cenografia); compreender de que modo o ethos do enunciador participa da construção da cenografia; discutir especificidades do debate político no HGPE/TV. Tais objetivos não esgotaram as possibilidades de estudo que tal objeto oferecia, mas é o que se apresentava como passível de realização no momento. Foi uma pesquisa arquivista, com a diferença de que se pôde observar o arquivo em se fazendo, uma vez que se acompanhou, dia a dia, o que o HGPE/TV levava ao ar para a população cuiabana, em meio a que estavam os eleitores que poderiam fazer um ou outro candidato vitorioso. O estudo foi balizado pela Análise de Discurso (AD) da vertente francesa, utilizando os seguintes conceitos: interdiscurso, polêmica, cenas de enunciação (cena englobante, cena genérica e cenografia) e ethos. Os conceitos explorados na dissertação foram tratados, principalmente, na companhia de Dominique Maingueneau, um analista de discurso da escola francesa que tem mostrado a fecundidade desse paradigma interpretativo na leitura de qualquer tipo de enunciado, incluindo os enunciados multimodais como são os enunciados do HGPE/TV. A análise mostrou a polêmica em torno do “alinhamento”, um argumento de campanha reivindicado pelo candidato do PT e rebatido pelo do PSB, bem como em torno da “competência administrativa”, reivindicado pelo candidato do PSB e rebatido pelo do PT.
Resumo em lingua estrangeira: This study was conducted within the scope of the Master Program in Language Studies, in the Research Line “Textual and discursive practices: multiple approaches”. It sought to disentangle the discourse(s) which permeated the campaign for mayor of Cuiabá in 2012, as it is made public in the Free-time Political Propaganda on television (hereinafter HGPE/TV), in the second round, disputed by Mauro Mendes, affiliated to the Brazilian Socialist Party (PSB) and Ludio Cabral, affiliated to the Workers’ Party (PT). It aimed to: apprehend the interdiscursive relationships which permeated the HGPE/TV advertisements; understand how the political advertisements were crafted as enunciation scenes (enclosing scene, generic scene and scenography); understand how the ethos of the enunciator participates in the construction of the scenography; discuss specificities of the political debate in the HGPE/TV. Such objectives have not exhausted the possibilities of study that this object offered, but it is what was presented as achievable at the time. It was an archival research, with the difference that it was possible to observe the file in the making, by following day by day what was being broadcast by the HGPE/TV to the population of Cuiabá, among those the electors that could make one or the other winning candidate. The study was marked by the Discourse Analysis (DA) of the French strand, using the following concepts: interdiscourse, polemic, enunciation scenes (enclosing scene, generic scene and scenography) and ethos. The concepts explored in the dissertation were addressed mainly in the company of Dominique Maingueneau, a discourse analyst of the French school that has shown the fruitfulness of this interpretative paradigm in the reading of any type of statements, including multimodal statements as are the utterances of the HGPE/TV. The analysis showed the controversy around the “alignment”, an argument of campaign claimed by the PT candidate and rebutted by that of the PSB, as well as in relation to “administrative competence”, claimed by the PSB candidate and rebutted by the PT candidate.
Palavra-chave: Análise de discurso
Discurso político
Polêmica
Cenografia
Ethos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Discourse analysis
Political discourses
Polemic
Scenography
Ethos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: CONCEIÇÃO, Rosineide Maria da. Propagandas da campanha eleitoral a prefeito de Cuiabá do segundo turno de 2012: aspectos discursivos. 2014. ix, 83 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/362
Data defesa documento: 30-Set-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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