Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/363
Tipo documento: Dissertação
Título: A metodologia da sala de recursos multifuncionais para a educação linguística dos surdos : um estudo bakhtiniano
Autor(es): Souza, Sebastiana Almeida
Orientador(a): Padilha, Simone de Jesus
Coorientador: Duarte, Anderson Simão
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Silva, Nilce Maria da
Resumo : A presente pesquisa almeja demonstrar, sob a luz de teorias que serão explicitadas, como as metodologias aplicadas na Sala de Recurso Multifuncional da EMEB Maria Dimpina Lobo Duarte, em Cuiabá-MT, contribuíram para o processo de desenvolvimento linguístico do aluno surdo em sala de aula. Em face disso, traçamos os seguintes objetivos: 1) Compreender de que maneira as professoras da SRM desenvolvem e aplicam os 03 momentos didático-pedagógicos na educação do surdo, e quais as contribuições destes para a aprendizagem em sala de aula; 2) Entender, ainda, como se dá a interação entre o aluno e professores nesse processo de ensino- aprendizagem. Para tanto, elencamos duas questões de pesquisa: Quais são as metodologias desenvolvidas nos 03 momentos didático–pedagógicos aplicados pelas professoras da SRM no ensino para alunos surdos na EMEB Maria Dimpina? Como se dá o processo interacional entre professor-aluno, e como isso interfere no processo de ensino-aprendizagem no contexto da SRM? Desenvolvemos, em nosso trabalho, uma pesquisa qualitativa embasada nos estudos bakhtinianos sobre a linguagem (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1929; BAKHTIN, 1952-1953). Para ancoragem da nossa metodologia, seguimos as considerações da Metodologia das Ciências Humanas com Bakhtin (2006) e Amorim (2001); para a análise das práticas pedagógicas das professoras da SRM, utilizamos, essencialmente, a teoria sócio histórica da aprendizagem de Vygotsky (1930), com ênfase no conceito Zona de Desenvolvimento Proximal. Para a geração dos dados, foram utilizadas informações provenientes de observação de 08 aulas; entrevista com os sujeitos envolvidos, bem como filmagem em áudio e vídeo. A análise dos dados foi realizada tendo em vista algumas categorias baseadas no arcabouço teórico descrito, com base na Análise Dialógica do Discurso, concebida por Brait (2006). Os resultados de nossa investigação, em termos de observação e análise, mostraram que a implantação desses 03 momentos didático-pedagógicos na SRM: Atendimento Educacional Especializado para o Ensino em LIBRAS; Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de LIBRAS e o Ensino Educacional Especializado em Língua Portuguesa são importantes e necessários para o aluno surdo, uma vez que os conhecimentos ali desenvolvidos contribuem para a efetivação do seu aprendizado em sala de aula.
Resumo em lingua estrangeira: This study aims to demonstrate, in the light of theories which will be made explicit, how the methodologies applied in the Multifunctional Resource Room of EMEB Maria Dimpina Lobo Duarte, in Cuiabá-MT, contributed to the linguistic development process of deaf students in the classroom. Given this, we draw the following objectives: 1) To understand how the teachers of the MRR develop and apply the 03 didactic and pedagogical moments in the education of the deaf, and which are the contributions of these to learning in the classroom; 2) To understand how is the interaction between students and teachers in this teaching-learning process. To this end, we selected two research questions: What are the methodologies developed in the 03 didactic-pedagogical moments applied by the teachers of the MRR in teaching of deaf students in EMEB Maria Dimpina? How does the interactional process between teacher and student happen, and how this affects the teaching-learning process in the context of the MRR? We developed in our work, a qualitative research grounded in the Bakhtinian studies on language (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 1929; BAKHTIN, 1952-1953). So we could anchor our methodology, we followed the considerations of Methodology of Human Sciences with Bakhtin (2006) and Amorim (2001); for the analysis of the pedagogical practices of teachers of the MRR, we used, essentially, the socio-historical learning theory of Vygotsky (1930), with emphasis on the concept Zone of Proximal Development. Information from observation of 08 lessons were used to generate the data; interviews with the people involved, as well as audio and video footage. Data analysis was performed focusing on some categories based on the theoretical framework described, based on Dialogical Analysis of Discourse, designed by Brait (2006). The results of our research, in terms of observation and analysis, showed that the deployment of these 03 didactic-pedagogical moments in the MRR: Specialized Educational Support Services for the Education in LIBRAS; Specialized Educational Support Services for the Education of LIBRAS and Specialized Education in Portuguese are important and necessary for the deaf student, since the knowledge developed there contributes to the fulfillment of their learning in the classroom.
Palavra-chave: Ensino-aprendizagem
Surdo
Sala de recursos multifuncionais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching and learning
Deaf
Multifunctional resources room
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SOUZA, Sebastiana Almeida. A metodologia da sala de recursos multifuncionais para a educação linguística dos surdos: um estudo bakhtiniano. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/363
Data defesa documento: 5-Dec-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Sebastiana Almeida Souza.pdf1.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.