Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Genilda Nascimento de-
dc.date.accessioned2022-11-18T18:12:30Z-
dc.date.available2021-04-29-
dc.date.available2022-11-18T18:12:30Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Genilda Nascimento de. Narrativas da minha constituição docente na educação infantil: o brincar e a escuta das crianças durante a pandemia. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3640-
dc.description.abstractThis Master's research was developed with the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, Ctompus University of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR) in the Line of Research Childhood, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity, under the guidance of Profa. Dr. Elni Elisa Willms. Yousee it as the main objective to reflect on the experiences of the research teacher, narrating facts from her childhood and intertwining them with a life story, which led to her becoming a teacher of early childhood education. The theme was the autobiographical narrative of a kindergarten teacher. We opted for the autobiographical research, of a qualitative nature, welcoming the narratives of itself as an instrument of data collection, following the reflection on aspects of play, because it is the main guide axis of the pedagogical practices of Early Childhood Education. The narratives of their life stories confronted with experiencesand knowledge were chosen, turning toknowing that they are transformedor in teaching practices in early childhood education. It was concluded that the stories constitute the subject, through andwithout the experiences and experiencesand influence the formationof character, personal and professional formation, as well as allow reflections, although reflecting on such experiences is a subjective choice. In the course of this research, the challenges of being a teacher in times of pandemic caused by Covid-19, if before the path was arduous, now other problems are faced such as the on-line and appropriate methodologies and their interaction to learn new educational resources that personalize the teaching in times of pandemic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-08-02T16:54:12Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Genilda Nascimento de Souza.pdf: 1001840 bytes, checksum: 5c916abe06adf88eb120420e716849d8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-11-18T18:12:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Genilda Nascimento de Souza.pdf: 1001840 bytes, checksum: 5c916abe06adf88eb120420e716849d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-18T18:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Genilda Nascimento de Souza.pdf: 1001840 bytes, checksum: 5c916abe06adf88eb120420e716849d8 (MD5) Previous issue date: 2021-04-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNarrativas da minha constituição docente na educação infantil : o brincar e a escuta das crianças durante a pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subject.keywordBrincarpt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordFormação docentept_BR
dc.contributor.advisor1Willms, Elni Elisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403pt_BR
dc.contributor.referee1Willms, Elni Elisa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Simone Albuquerque da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364731326374137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269222129447565pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR) na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade, sob orientação da Profa. Dra. Elni Elisa Willms. Teve como principal objetivo refletir sobre as experiências da professora da pesquisa, narrando fatos da sua infância e entrelaçando-os com uma história de vida, os quais propiciaram-na tornar-se professora da Educação Infantil. O tema foi a narrativa autobiográfica de uma professora da Educação Infantil. Optou-se pela pesquisa autobiográfica, de cunho qualitativo, acolhendo as narrativas de si mesma como instrumento de coleta de dados, seguindo para a reflexão sobre aspectos do brincar, pelo fato de ser o principal eixo norteador das práticas pedagógicas da Educação Infantil. Escolheram-se as narrativas de suas histórias de vida confrontadas com experiências e conhecimentos, voltando-se ao saber que se transformou em práticas da docência na Educação Infantil. Concluiu-se que as histórias constituem o sujeito por meio de suas vivências e experiências e influenciam a formação do caráter, formação pessoal e profissional, bem como possibilitam reflexões, embora refletir sobre tais experiências seja uma escolha subjetiva. Em percurso a esta pesquisa, sente-se na pele os desafios de ser professora em tempos de pandemia ocasionada pela Covid-19; se antes o caminho era árduo, agora outros problemas são enfrentados, como as metodologias on-line e adequadas a sua interação para aprender novos recursos educativos que personalizem a docência em tempos de pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Autobiographical narrativespt_BR
dc.subject.keyword2Playpt_BR
dc.subject.keyword2Child educationpt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
dc.contributor.referee3Ostetto, Luciana Esmeralda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7470127128501920pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Genilda Nascimento de Souza.pdf978.36 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.