Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3640
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Narrativas da minha constituição docente na educação infantil : o brincar e a escuta das crianças durante a pandemia |
Autor(es): | Souza, Genilda Nascimento de |
Orientador(a): | Willms, Elni Elisa |
Membro da Banca: | Willms, Elni Elisa |
Membro da Banca: | Rocha, Simone Albuquerque da |
Membro da Banca: | Ostetto, Luciana Esmeralda |
Resumo : | Esta pesquisa de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR) na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade, sob orientação da Profa. Dra. Elni Elisa Willms. Teve como principal objetivo refletir sobre as experiências da professora da pesquisa, narrando fatos da sua infância e entrelaçando-os com uma história de vida, os quais propiciaram-na tornar-se professora da Educação Infantil. O tema foi a narrativa autobiográfica de uma professora da Educação Infantil. Optou-se pela pesquisa autobiográfica, de cunho qualitativo, acolhendo as narrativas de si mesma como instrumento de coleta de dados, seguindo para a reflexão sobre aspectos do brincar, pelo fato de ser o principal eixo norteador das práticas pedagógicas da Educação Infantil. Escolheram-se as narrativas de suas histórias de vida confrontadas com experiências e conhecimentos, voltando-se ao saber que se transformou em práticas da docência na Educação Infantil. Concluiu-se que as histórias constituem o sujeito por meio de suas vivências e experiências e influenciam a formação do caráter, formação pessoal e profissional, bem como possibilitam reflexões, embora refletir sobre tais experiências seja uma escolha subjetiva. Em percurso a esta pesquisa, sente-se na pele os desafios de ser professora em tempos de pandemia ocasionada pela Covid-19; se antes o caminho era árduo, agora outros problemas são enfrentados, como as metodologias on-line e adequadas a sua interação para aprender novos recursos educativos que personalizem a docência em tempos de pandemia. |
Resumo em lingua estrangeira: | This Master's research was developed with the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, Ctompus University of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR) in the Line of Research Childhood, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity, under the guidance of Profa. Dr. Elni Elisa Willms. Yousee it as the main objective to reflect on the experiences of the research teacher, narrating facts from her childhood and intertwining them with a life story, which led to her becoming a teacher of early childhood education. The theme was the autobiographical narrative of a kindergarten teacher. We opted for the autobiographical research, of a qualitative nature, welcoming the narratives of itself as an instrument of data collection, following the reflection on aspects of play, because it is the main guide axis of the pedagogical practices of Early Childhood Education. The narratives of their life stories confronted with experiencesand knowledge were chosen, turning toknowing that they are transformedor in teaching practices in early childhood education. It was concluded that the stories constitute the subject, through andwithout the experiences and experiencesand influence the formationof character, personal and professional formation, as well as allow reflections, although reflecting on such experiences is a subjective choice. In the course of this research, the challenges of being a teacher in times of pandemic caused by Covid-19, if before the path was arduous, now other problems are faced such as the on-line and appropriate methodologies and their interaction to learn new educational resources that personalize the teaching in times of pandemic. |
Palavra-chave: | Narrativas autobiográficas Brincar Educação infantil Formação docente |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Autobiographical narratives Play Child education Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | SOUZA, Genilda Nascimento de. Narrativas da minha constituição docente na educação infantil: o brincar e a escuta das crianças durante a pandemia. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3640 |
Data defesa documento: | 7-Apr-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Genilda Nascimento de Souza.pdf | 978.36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.