Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3644
Tipo documento: Dissertação
Título: Coordenadores iniciantes e experientes e as práticas de acolhimento, acompanhamento e indução : eu, eles e o espelho
Autor(es): Silva, Jéssica Lorrayne Ananias da
Orientador(a): Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Franco, Maria Joselma do Nascimento
Resumo : A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, (PPGEdu/UFMT), na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais. Está inserida no grupo de pesquisa InvestigAção, ao qual era vinculado, até 2017, o Observatório da Educação (OBEDUC). A pesquisa objetivou compreender como se dá a atuação dos coordenadores pedagógicos iniciantes (CPI) e experientes (CPE) na função, acerca da acolhida/acompanhamento e indução de professores em início de carreira (PI) durante o primeiro semestre. Para isso, apresentam-se as seguintes questões de pesquisa: É possível detectar, na formação da SEMED/ROO para os coordenadores pedagógicos, ações que orientem para projetos de indução com iniciantes nas escolas da rede? O que revelam os iniciantes acerca do acompanhamento e formação/indução nos primeiros seis meses mais críticos de seu exercício profissional? Como o professor iniciante percebe os processos de acompanhamento, inserção e indução quando realizado por coordenadores pedagógicos iniciantes e experientes? A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa, e, para participarem da investigação, foram selecionados dois coordenadores pedagógicos iniciantes, dois experientes e dois professores iniciantes, atuantes na rede municipal de Rondonópolis, município de Mato Grosso. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas reflexivas e a análise documental. Como resultados da pesquisa, as narrativas revelaram que as ações de acolhimento e acompanhamento ofertadas aos iniciantes partem, em maioria, de uma autoformação dos coordenadores pedagógicos e as intervenções costumam ser pontuais. Embora não haja um projeto institucionalizado de indução à docência, os esforços para que isso ocorra estão sendo feitos. A pesquisa indicou ainda que os coordenadores necessitam de um atendimento às necessidades formativas voltadas ao acolhimento, acompanhamento e indução dos iniciantes.
Resumo em lingua estrangeira: The present research is linked to the Post graduation Program in Education of the Social and Human Sciences Institute of the Universidade Federal de Mato Grosso, (PPGEdu/UFMT), in the research line called Teachers´ Education and Educational Public Policies. It is inserted in the research group InvestigAção, in which was linked till 2017, the Observatory of Education (OBEDUC). The investigation aimed at understanding how the performance of the beginner pedagogical coordinators (BPC) and experienced ones (EPC) happens in the work, regarding reception/ assistance and induction of the teachers in their career start (TS) during the first semester. To this end, the following investigation questions are presented: Is it possible to detect, in the SEMED/ROO education for the pedagogical coordinators, actions that lead to induction projects with beginners in the municipal schools? What do the beginners reveal about the assistance and education/induction in the first six critical months in their professional practice? How do the beginner teachers understand the processes of assistance, insertion and induction when developed by pedagogical coordinators beginners and experienced? The research is based on the qualitative approach. To participate in this investigation, two beginner pedagogical coordinators, two experienced ones and two beginner teachers were selected, those who actuate in the municipal schools in Rondonópolis, municipality of Mato Grosso. We adopt as procedure and instrument of data collection reflective interviewing and document analysis. As result of the research, the narrative reveals that both action of reception and assistance offered to the beginners come from, mainly, the pedagogical coordinators auto education and the interventions tend to be specific. Although it does not exist an institutionalized project that covers the teachers’ induction, the effort to put them into practice are being done. The investigation also indicated that the pedagogical coordinators need an assistance in their educational needs regarding the reception, assistance and induction to the beginners.
Palavra-chave: Professores iniciantes na coordenação pedagógica
Professores experientes na coordenação pedagógica
Acompanhamento
Indução
Palavra-chave em lingua estrangeira: Beginner teachers in the pedagogical coordination
Experienced teachers in the pedagogical coordination
Assistance
Induction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SILVA, Jéssica Lorrayne Ananias da. Coordenadores iniciantes e experientes e as práticas de acolhimento, acompanhamento e indução: eu, eles e o espelho. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3644
Data defesa documento: 12-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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