Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3645
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Professores de Língua Inglesa ingressantes na carreira docente em Mato Grosso : o ateliê biográfico de projetos e seus desdobramentos |
Autor(es): | Pio, Juliana Maria |
Orientador(a): | Martins, Rosana Maria |
Membro da Banca: | Martins, Rosana Maria |
Membro da Banca: | Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto |
Membro da Banca: | Cunha, Renata Cristina da |
Resumo : | O processo de ingresso à carreira docente é um momento complicado, pois o professor se insere em um universo desconhecido e tal fato traz angústias, medos, dúvidas, expectativas, anseios e tantos outros sentimentos que emergem nesta fase introdutória na docência. Sendo assim, o incentivo, a ajuda, a integração, a colaboração com quem assume a carreira é fundamental para contribuir com o seu desenvolvimento profissional e sua prática docente, tornando assim esse início menos angustiante e desalentador. Nesse sentido, a presente pesquisa intitulada Professores de Língua Inglesa Ingressantes na Carreira Docente em Mato Grosso: o Ateliê Biográfico de Projetos e seus Desdobramentos, apresenta narrativas autobiográficas de três professores de Língua Inglesa, que ingressaram na carreira pública docente no ano de 2018 após a chamada do concurso público, realizado no Estado de Mato Grosso no ano de 2017, e uma professora que assume o concurso público, em 2020. O problema que guiou esta pesquisa foi: como estava sendo o início da carreira dos professores de Língua Inglesa ingressantes na rede estadual da cidade de Rondonópolis/MT, após o último concurso público e que expericiam processos de coformação? É dentro deste contexto que apresenta-se como objetivo geral, apresentar e analisar processos de co-formação de professores de Língua Inglesa ingressantes na carreira docente na rede estadual da cidade de Rondonópolis/MT, a fim de conhecer o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesses processos formativos. E como objetivos específicos, foram elencados: propiciar espaços de coformação, visando trocas de experiências que favoreçam aprendizagens da docência; socializar o processo vivido por cada participante, a partir da proposta do processo de co-formação experenciada no Ateliê Biográfico de Projeto; apresentar as experiências vividas pelos professores ingressantes, após os desdobramentos do Ateliê Biográfico de Projeto e apresentar as experiências formativas de uma professora ingressante que assume o concurso público, após os desdobramentos do Ateliê Biográfico de Projeto. Esta pesquisa está pautada na abordagem qualitativa, tendo como método de pesquisa o Ateliê Biográfico de Projetos. A coleta de dados apoia-se nas narrativas, nos memoriais reflexivos e nos diários de campo da pesquisadora. Na análise dos dados, utiliza-se metodologia interpretativa-compreensiva e posteriormente a entrevista semiestruturada. As análises e interpretações dos dados, a partir das narrativas dos professores participantes, apresentaram os sentimentos que os envolvem, como angústias, dificuldades, fracassos, medos, mas também motivações, sucessos e muitas realizações ao longo do ingresso na carreira pública docente. No entanto, os desdobramentos da pesquisa, demonstraram o quanto o desenvolvimento profissional se dá em continuum, já que as necessidades formativas estarão sempre presentes. Entende-se que há sempre o que se ensinar, mas há sempre o que se aprender e, dessa forma, a pesquisa cumpriu o que foi proposto, isto é, acompanhar e colaborar com a co-formação dos professores de Língua Inglesa, ingressantes na carreira docente na rede estadual da cidade de Rondonópolis/MT, a qual favoreceu o desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo formativo. |
Resumo em lingua estrangeira: | The process of entering the teaching career is a complicated moment, as the teacher is part of an unknown universe and this fact brings anxieties, fears, doubts, expectations, anxieties and many other feelings that emerge in this introductory phase in teaching. Therefore, encouragement, help, integration, collaboration with those who take up the career is essential to contribute to their professional development and teaching practice, thus making this beginning less distressing and disheartening. In this sense, this research entitled New English Language Teachers in the Teaching Career in Mato Grosso: the Biographical Atelier of Projects and their Developments, presents autobiographical narratives of three English language teachers, who joined the public teaching career in 2018 after the call for the public examination, held in the State of Mato Grosso in 2017, and a teacher who takes the public examination, in 2020. The problem that guides this research was: how is the beginning of the career of incoming English language teachers in state network of the city of Rondonópolis/MT, after the last public tender and who are experiencing co-training processes? It is within this context that my general objective is to present and analyze processes of cotraining of English Language teachers entering the teaching career in the state network of the city of Rondonópolis/MT, in order to know the professional development of those involved in these training processes. And as specific objectives, the following were listed: to provide spaces for co-training, aiming at exchanging experiences that favor teaching learning; to socialize the process experienced by each participant, based on the proposal of the co-training process experienced in the Biographical Ateliê de Projeto; present the experiences lived by incoming teachers, after the developments of the Biographical Project Atelier and present the formative experiences of a newcomer teacher who takes the public examination, after the developments of the Biographical Project Atelier. This research is based on a qualitative approach, having as research method the Biographical Ateliê de Projetos. Data collection relies on the researcher's narratives, reflective memorials and field diaries. In the data analysis, an interpretive-comprehensive methodology is used, followed by a semi-structured interview. The analysis and interpretation of the data, based on the narratives of the participating teachers, showed us the feelings that involve them, such as anguish, difficulties, failures, fears, but also motivations, successes and many achievements throughout their entry into the public teaching career. However, the results of the research showed how much professional development takes place in a continuum, as training needs will always be present. There is always something to teach, but there is always something to learn and, in this way, the research fulfilled what was proposed, that is, to accompany and collaborate with the co-training of English Language teachers, newcomers to the teaching career in the network. state of the city of Rondonópolis/MT, which favored the professional development of those involved in this training process. |
Palavra-chave: | Professores de língua inglesa Ingressantes na carreira docente Co-formação Ateliê biográfico de projeto Formação de professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | English language teachers Newcomers in the teaching career Co-formation Biographical project studio Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | PIO, Juliana Maria. Professores de Língua Inglesa ingressantes na carreira docente em Mato Grosso: o ateliê biográfico de projetos e seus desdobramentos. 2021. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3645 |
Data defesa documento: | 31-May-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Juliana Maria Pio.pdf | 2.14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.