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http://ri.ufmt.br/handle/1/3683
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | “Sociedades dos amores” : histórias de uma turma em alfabetização e uma alfabetizadora em devir |
Autor(es): | Parteka, Thamara |
Orientador(a): | Willms, Elni Elisa |
Membro da Banca: | Willms, Elni Elisa |
Membro da Banca: | Costa, Hugo Heleno Camilo |
Membro da Banca: | Almeida, Rogério de |
Resumo : | Esta dissertação é fruto do Projeto de Pesquisa de Mestrado desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade. O projeto teve como objetivo investigar práticas de alfabetização e de letramento, a partir de experiências da autora como professora no ciclo de alfabetização entre os anos de 2018- 2020, em uma escola pública de Rondonópolis, Mato Grosso. A justificativa dessa pesquisa se dá pelo fato de a pesquisadora já ter sido professora, em outros níveis de ensino, no entanto, ao deparar-se com a alfabetização, sentiu-se despreparada para lecionar e para lidar com as relações intrínsecas a esse processo, não apenas por sua falta de experiência, mas também por existir um modelo tradicional de alfabetização e de professora de alfabetização. A partir das contribuições filosóficas de Deleuze e Guatarri (2012), das questões de alfaletramento da educadora Magda Soares (2016; 1998) e de educação e sensibilidade de Marcos Ferreira-Santos e Rogério de Almeida (2019; 2020), este trabalho descreve e discute experiências de práticas de leitura e de escrita de um ponto de vista menor, tendo como foco a alfabetização e o letramento como vetores criadores de mundos e políticas de transcriação de realidades. A partir dos resultados parciais observados, percebe-se que tornar-se professora alfabetizadora e desenvolver as habilidades de leitura e de escrita acontecem em um mesmo movimento, a partir de linhas diferentes, de atravessamentos e de afetos em atos de criação e transcriação. Esta pesquisa pode interessar professoras e professores iniciantes que se deparam com inseguranças e desafios no início de carreira, mas, mormente, professoras que tenham interesse em trabalhar de modo transdisciplinar, estético e sensível, compreendo a prática educacional, também, como uma ética. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation is the result of the Master's Research Project developed in the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), in the Line of Research Childhood, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity. The project aimed to investigate literacy and literacy practices, based on the author's experiences as a teacher in the literacy cycle between 2018 and 2020, in a public school in Rondonópolis, Mato Grosso. The justification of this research is due to the fact that the researcher had already been a teacher at other levels of teaching, however, when she came across literacy she felt unprepared to teach and to deal with the relationships intrinsic to this process, not only because of her lack of experience, but because there is a traditional model of literacy and literacy teacher. From the philosophical contributions of Deleuze and Guatarri (2012), from the questions of alphaliteracy of the educator Magda Soares (2016; 1998). and education and sensitivity of Marcos Ferreira-Santos and Rogério de Almeida (2019; 2020), this paper describes and discusses experiences of reading and writing practices from a minor point of view, having as its central point literacy and literacy as vectors that create worlds and policies of transcreation of realities. From the partial results observed, it is perceived that becoming a literacy teacher and developing reading and writing skills happen in the same movement, from different lines, crossings, and affections in acts of creation and transcreation. This research may be of interest to teachers and beginning teachers who face insecurity and challenges at the beginning of their careers, but also teachers who are interested in working in a transdisciplinary, aesthetic and sensitive way, also understanding educational practice as ethics. |
Palavra-chave: | Educação Alfaletramento Leitura Escrita Transcriação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Alphaliteracy Reading Writing Transcreation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | PARTEKA, Thamara. “Sociedades dos amores”: histórias de uma turma em alfabetização e uma alfabetizadora em devir. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3683 |
Data defesa documento: | 10-Dec-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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