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http://ri.ufmt.br/handle/1/3720
Tipo documento: | Tese |
Título: | Epistemologias do ser-estar professor de matemática no curso de pedagogia de Rondônia : realidades, desafios e possibilidades explicitadas em um simpósio temático imaginado |
Autor(es): | Navarro, Érica Patrícia |
Orientador(a): | Mendes, Iran Abreu |
Membro da Banca: | Mendes, Iran Abreu |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Pires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno |
Membro da Banca: | Sousa, Maria do Socorro de |
Resumo : | O presente trabalho buscou conhecer/reconhecer aspectos presentes nas narrativas dos professores formadores dos cursos presenciais de Pedagogia, que atuam na formação inicial, com disciplinas de matemática e/ou suas metodologias, tendo como recorte a região central do Estado de Rondônia. Quanto à estruturação e apresentação do trabalho, nossa tese foi construída utilizando a escrita criativa. Foi pensado e realizado o Primeiro Encontro de Formadores de Formadores: A Natureza do Educador Matemático – Relatos de Debates Imaginados, um encontro hora real, hora imaginário entre os professores formadores da região central do Estado de Rondônia. Nossa fonte de inspiração foi à escrita criativa e envolvente de Hoisel (1998) e Lakatos (1978), o que nos permitiu criar esse ambiente de realidade e inventividade. Nosso trabalho apresenta às narrativas dos professores formadores, interagindo no simpósio como participantes ativos das conversas, essa interação possibilitou compreender como foi até então constituído seu perfil profissional. Baseados em suas histórias de vida e formação foi possível perceber suas bases epistemológicas como professor e matemático, suas percepções enquanto formador de professores. Confirmamos assim a nossa tese que as narrativas dos professores formadores dos cursos de Pedagogia da Região Central do Estado de Rondônia expressam indicadores de aspectos do perfil epistemológico de matemática assumido por professores formadores que advêm de sua constituição e formação docente; isto porque, o tratamento epistemológico dado à matemática em aulas usuais é reflexo da formação, ação e reflexão docente como fatores impactantes na formação matemática do professor dos anos iniciais. A escrita deste texto se constituiu em uma construção do real estabelecido na pesquisa, com vistas à organização do argumento sustentado neste texto doutoral e foi validado pelas ideias, pelos conceitos e pelas proposições fundamentadas em autores reais e enunciadas com base nas entrevistas com pessoas reais, cuja estrutura narrativa foi imaginada para que o cenário fosse constituído. Os sujeitos depoentes, os depoimentos e os autores representam os reais; o evento organizado em suas sessões são os imaginários, a organização dos depoimentos e a condução do processo de escrita são complexos. Com relação ao aporte teórico fundamentamo-nos em Tardif (2014), Zabalza (2017), Gauthier (2013), Becker (2013), Machado (1989), Poincaré (1995), Bruter (1998), Davis e Hersh (1986), Silva (2007), esses e outros autores que versam sobre estudos na área de formação de professores formadores, de epistemologia da matemática, de saberes docentes e conhecimentos inerentes à docência do professor formador nos serviram de referência. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. As entrevistas realizadas com os formadores tiveram como base a entrevista compreensiva de Kaufmann (2013) e para a análise utilizamos a Etnometodologia e a Análise da Conversa de Watson e Gastaldo (2015). |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work sought to know / recognize aspects present in the narratives of the teachers who form the Pedagogy classroom courses, who work in the initial training, with mathematics subjects and / or their methodologies, with the central region of the state of Rondônia as an outline. As for the structuring and presentation of the work, our thesis was built using creative writing. The First Meeting of Trainers of Trainers: The Nature of the Mathematics Educator – Accounts of Imagined Debates was designed and held, a meeting real time, imaginary time between the trainers in the central region of the state of Rondônia. Our source of inspiration was the creative and engaging writing of Hoisel (1998) and Lakatos (1978), which allowed us to create this environment of reality and inventiveness. Our work presents the narratives of the trainer teachers, interacting in the symposium as active participants in the conversations, this interaction made it possible to understand how their professional profile was constituted until then. Based on their life and training histories, it was possible to perceive their epistemological bases as a teacher and mathematician, their perceptions as a teacher trainer. Thus, we confirm our thesis that the narratives of teachers who train Pedagogy courses in the Central Region of the State of Rondônia express indicators of aspects of the epistemological profile of Mathematics assumed by teacher trainers that come from their constitution and teacher training; this is because the epistemological treatment given to mathematics in usual classes is a reflection of teacher education, action and reflection as impacting factors in the mathematical formation of teachers in the early years. The writing of this text constituted a construction of the reality established in the research, with a view to organizing the argument supported in this doctoral text and was validated by the ideas, concepts and propositions based on real authors and enunciated based on interviews with real people, whose narrative structure was imagined for the setting to be constituted. The deponent subjects, the testimonies and the authors represent the real ones; the events organized in its sessions are the imaginaries, the organization of the testimonies and the conduct of the writing process are complex. Regarding the theoretical support, we base ourselves on Tardif (2014), Zabalza (2017), Gauthier (2013), Becker (2013), Machado (1989), Poincaré (1995), Bruter (1998), Davis and Hersh (1986) , Silva (2007), these and other authors who deal with studies in the area of teacher education, epistemology of mathematics, teaching knowledge and knowledge inherent to the teaching of the teacher trainer served as a reference. Methodologically, it is a qualitative approach research. The interviews conducted with the trainers were based on the comprehensive interview by Kaufmann (2013) and for the analysis we used the Ethnomethodology and Conversation Analysis of Watson and Gastaldo (2015). |
Palavra-chave: | Saber docente do professor formador Epistemologia da matemática Licenciatura em pedagogia Escrita criativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher teacher knowledge Epistemology of mathematics Degree in pedagogy Creative writing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | NAVARRO, Érica Patrícia. Epistemologias do ser-estar professor de matemática no curso de pedagogia de Rondônia: realidades, desafios e possibilidades explicitadas em um simpósio temático imaginado. 2021. 277 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3720 |
Data defesa documento: | 8-Apr-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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