Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3771
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Psicologia, teatro e desenvolvimento : significações de estudantes do município de Comodoro/MT sobre o fazer teatral |
Autor(es): | Santana Junior, Guilherme Tomas de |
Orientador(a): | Cotrin, Jane Teresinha Domingues |
Membro da Banca: | Cotrin, Jane Teresinha Domingues |
Membro da Banca: | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Membro da Banca: | Barroco, Sonia Mari Shima |
Resumo : | A presente dissertação de mestrado é produto de uma pesquisa realizada no Programa de PósGraduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Apresentou como objetivo geral: compreender, por meio das significações de estudantes, como a arte, especificamente o teatro, colabora para o desenvolvimento humano e quais são os aspectos que, efetivamente, são desenvolvidos. E objetivos específicos: analisar o projeto FETRAN como ferramenta de aprendizagem e transformador de atitudes; identificar os comportamentos dos estudantes acerca da temática trânsito antes e depois da participação no projeto; identificar outras potencialidades desenvolvidas no decorrer desta participação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa na interface das áreas Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar. A abordagem teórica de referência é a Psicologia Histórico-Cultural. Também consta uma revisão bibliográfica sobre Psicologia, Arte, Teatro e Educação. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo em que foi utilizada a técnica do grupo focal para a produção de dados para análise. Os participantes da pesquisa foram cinco estudantes que encenaram juntos um espetáculo teatral no projeto FETRAN, no ano de 2018, representando a Escola Estadual Dona Rosa Frigger Piovezan, do município de Comodoro/MT. A análise dos dados foi realizada considerando a técnica da Análise Temática. Os resultados revelam o fazer teatral enquanto atividade motivadora e significativa, uma vez que os participantes atribuem o sentido ao teatro como transformador, que possibilita visibilidade, vivências e descobertas. Deste modo, o teatro está para além de um instrumento de apropriação do conhecimento, mas também de si mesmo, possibilitando colocar o sujeito em situação ativa no mundo do qual se faz parte. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present master's dissertation is the product of a research conducted in the Graduate Program in Psychology at the Federal University of Mato Grosso. The general objective was: to understand, through the meanings of students, how art, specifically, theater, contributes to human development and which aspects are effectively developed. And specific objectives: to analyze the FETRAN project as a learning and attitude changing tool; identify the behavior of students on the theme of transit before and after participating in the project; identify other potential developed during this participation. For this, a qualitative research was done at the interface of the areas of Developmental Psychology and School Psychology. The theoretical approach of reference is Historical-Cultural Psychology. There is also a bibliographical review on Psychology, Art, Theater and Education. A field research was developed in which the focus group technique was used to produce data for analysis. The research participants were five students who staged together a theatrical show in the FETRAN project in 2018, representing the Dona Rosa Frigger Piovezan, a State School in the Comodoro/MT town. Data analysis was performed considering the Thematic Analysis technique. The results reveal the theatrical practice as a motivating and significant activity, as the participants attribute the meaning to theater as a changing tool, which enables visibility, experiences and discoveries. In this way, the theater is beyond an instrument of appropriation of knowledge, but also of itself, making it possible to place the subject in an active situation in the world of which they belong. |
Palavra-chave: | Psicologia Teatro Desenvolvimento Arte FETRAN Psicologia escolar e educacional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Psychology Theater Development Art FETRAN School and educational psychology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | SANTANA JUNIOR, Guilherme Tomas de. Psicologia, teatro e desenvolvimento: significações de estudantes do município de Comodoro/MT sobre o fazer teatral. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3771 |
Data defesa documento: | 27-May-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Guilherme Tomas de Santana Junior.pdf | 796.39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.