Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCalegaro, Roberson Sidnei-
dc.date.accessioned2023-03-08T17:49:32Z-
dc.date.available2018-04-05-
dc.date.available2023-03-08T17:49:32Z-
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.citationCALEGARO, Roberson Sidnei. Da reflexão adorniana a uma sociedade da excitação. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3829-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to discuss Adorno’s considerations about the cultural industry and its implications in relation to one’s constitution and formation, which resulted in a society projected to the stimulus of the sensations. The trajectory projected itself in three steps, firstly analyzing Adorno and Horkheimer’s observations from their shared work entitled ‘Dialectic of Enlightenment’, in which the main notions relative to the process by them criticized are outlined, such as the production of cultural goods destined to the masses, the padronized character of those merchandises, the supposed necessity of the consumers in owning aforementioned products, the false mimesis realized by the cultural industry and, with that, the difficulty of resistance before this domination. In the secong chapter, the discussion dwelt upon Adorno’s critique of the cultural industry from the perspective of the work named ‘Theory of Semi-Formation’, highlightening his analisis to the presentation of the problem, the fragmentation of the culture and the perspective of the difficulty of realizing true experiences and, at the same time, of keeping a relation mediated with the culture as well as with the works of art. In the third step, the analisis, in dialogue with the work “Excited Society”, from Christoph Türcke, glimpsed to comprehend how the cultural industry’s schemes inserted themselves in the lives of the individuals, grounding themselves in the sensorial elements. Stemming from an objective reason, the society identified itlself, as a consequence, with the stimuli of the sensations, which aim, lato sensu, at the same time the continuity of the process of domination, inherent of the project of enlightenment in its instrumental dimension, which started to rule the sphere of the subjective and the personal, also converting life in a process of fragmentation that corresponds the objective tendency of the society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-23T15:35:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Roberson Sidnei Calegaro.pdf: 1432926 bytes, checksum: 8ffae6768d4d6c0625772a9a46c5f7f9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-08T17:49:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Roberson Sidnei Calegaro.pdf: 1432926 bytes, checksum: 8ffae6768d4d6c0625772a9a46c5f7f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-08T17:49:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Roberson Sidnei Calegaro.pdf: 1432926 bytes, checksum: 8ffae6768d4d6c0625772a9a46c5f7f9 (MD5) Previous issue date: 2018-04-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa reflexão adorniana a uma sociedade da excitaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdornopt_BR
dc.subject.keywordHorkheimerpt_BR
dc.subject.keywordTeoria críticapt_BR
dc.subject.keywordIndústria culturalpt_BR
dc.subject.keywordSemiformaçãopt_BR
dc.subject.keywordSensaçõespt_BR
dc.subject.keywordChristoph Türckept_BR
dc.subject.keywordSociedade de estímulospt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Sara Juliana Pozzer da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5313824538870791pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Sara Juliana Pozzer da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5313824538870791pt_BR
dc.contributor.referee2Arruda, Ney Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2884756999049114pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605267006130855pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi discutir as considerações de Adorno sobre a indústria cultural e suas implicações em relação à constituição e formação do sujeito, que resultaram em uma sociedade projetada para o estímulo das sensações. O percurso projetou-se em três passos, sendo que, primeiramente, foram analisadas as observações de Adorno e Horkheimer na obra conjunta Dialética do Esclarecimento, na qual são explicitadas as principais noções relativas ao processo por eles criticado, como a produção de bens culturais destinada às massas, o caráter padronizado dessas mercadorias, a suposta necessidade dos consumidores em possuírem tais produtos, a falsa mimese realizada pela indústria cultural e, com isso, a dificuldade de resistência frente a essa dominação. No segundo capítulo, a discussão debruçou-se sobre a crítica de Adorno à indústria cultural a partir da obra Teoria da Semiformação, destacando a análise feita por ele para a apresentação do problema, a fragmentação da cultura e a perspectiva da dificuldade de realizar verdadeiras experiências e, ao mesmo tempo, de manter uma relação mediada tanto com a cultura quanto com as obras de arte. No terceiro passo, a análise, em diálogo com a obra Sociedade da Excitação, de Christoph Türcke, vislumbrou compreender como os esquemas da indústria cultural se inseriram na vida dos indivíduos, pautando-se nos elementos sensoriais. A partir de uma razão objetiva, a sociedade identificou-se, consequentemente, com os estímulos das sensações, que visam, lato senso, ao mesmo tempo a continuidade do processo de dominação, própria do projeto do esclarecimento em sua dimensão instrumental, porém que passou a reger a esfera do particular e do subjetivo, convertendo, também, a vida em um processo de fragmentação que corresponde à tendência objetiva da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Adornopt_BR
dc.subject.keyword2Horkheimerpt_BR
dc.subject.keyword2Critical theorypt_BR
dc.subject.keyword2Cultural industrypt_BR
dc.subject.keyword2Semiformationpt_BR
dc.subject.keyword2Sensationspt_BR
dc.subject.keyword2Christoph Türckept_BR
dc.subject.keyword2Society of stimulipt_BR
dc.contributor.referee3Duarte, Rodrigo Antônio de Paiva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9952013182741941pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Roberson Sidnei Calegaro.pdf1.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.